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dc.creatorBellicieri, Fernanda Nardy
dc.date.accessioned2017-02-24T16:04:59Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:52Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:52Z
dc.date.issued2016-08-12
dc.identifier.citationBellicieri, Fernanda Nardy. A experiência do corpo-texto : um aceno à construção da cena no corpo e à reinvenção do corpo em cena. 2016. 349 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24626
dc.description.abstractThe thesis aims to describe an authorial transcription methodology which I call "bodytext" (verb in its emetic quality) to a "text-body" or scene, re-calculated, rescued and resulting from this organic-performative verb, a phenomenon residue; being both concepts, “body-text” and “text-body" anchored in Merleau Ponty's existentialism. A scenic process "derived from" and "deriving in" an individual perception in its contextual space-time, being all (individual, space, time and process) structurally algorithmic-dependents; so metaphorically, in considering the scene transcription emphasizing analogical language; as syntactically, in case of scene expansion by digital language, appoaching it (the scene) to a performative concept, subjectivized, responsive to current time. In its essentially theoretical-practical feature, by authorial works analysis, the thesis outlines some possible relationships between parameters stabilished like important variables concerning scenic transcription process (Stage type, Authorship, Time exposure to character and Narrative decating in codes and dramatic units). Variables of a process in which a performative verb, or an authorinterpreter current intention language residue reaches the scene, aestheticised (as part crystallized) and mythical (as inevitably ephemeral) and expanded beyond verbal language. At the end of the thesis a File Theatre performance will be proposed: a scene or ambience that algorithmically embodies its intentionality in real time by using generative software fed with contextual files, destituted from their hierarchical language function, since expanded as digital files.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjecttextopor
dc.subjectcorpopor
dc.subjectperformancepor
dc.subjectfenômenopor
dc.subjectcenapor
dc.subjectteatro de arquivopor
dc.titleA experiência do corpo-texto : um aceno à construção da cena no corpo e à reinvenção do corpo em cenapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.description.resumoA tese tem como objetivo descrever uma metodologia autoral de transcrição do que denomino "corpo-texto", verbo em seu caráter emético, a um "texto-corpo" ou cena, em resgate re-calculado e resultante desse verbo de característica orgânicoperformática, residual de um fenômeno; estando ambos os conceitos, "corpo texto" e "texto corpo", imantados da corporeidade ancorada na fenomenologia existencialista de Merleau Ponty. Um processo "derivado da” e "derivando na” percepção contextual de um sujeito em seu espaço-tempo, estruturalmente algorítmico-dependentes (todos: sujeito, espaço, tempo e processo); metaforicamente, em se considerando a transcrição cênica com ênfase na linguagem analógica mas que, em se tratando de sua expansão via linguagem digital, tornam-se algorítmico-dependentes também em “sintaxe", aproximando-se, a cena, do que se tem como conceito enquanto performática, subjetivada, dada a variáveis e responsiva ao tempo atual. Em seu caráter essencialmente teórico-prático, através da análise de trabalhos autorais, a tese delineia algumas possíveis relações entre os indicadores palco, protagonismo de autoria e fisicalidade, tempo de exposição ao personagem e decantação da narrativa em códigos e unidades dramáticas, estabelecidos como variáveis incidentes nesse processo de transcrição cênica em que um texto de raiz performática, resíduo de linguagem da intencionalidade atual de um autor-intérprete, alcança a cena, estetizado (enquanto cristalizado), mítico (enquanto inevitavelmente efêmero) e expandido para além do verbal. Ao final do trabalho será proposta uma performance caracterizada enquanto Teatro de Arquivo: uma cena que corporifica algoritmicamente sua intencionalidade fisicalizando-se no uso de arquivos contextuais destituídos de sua função hierárquica enquanto códigos, já que expandidos via software e, portanto, responsivos ao tempo real, como ambiência.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369227612290273por
dc.contributor.advisor1Mendes, Marcel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.contributor.referee1Davino, Gláucia Eneida
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810por
dc.contributor.referee2Salinas, Fernando de Jesus Giraldo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900063687554069por
dc.contributor.referee3Pilan, Hania Cecília
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8445822654396019por
dc.contributor.referee4Oliveira, Pelópidas Cypriano de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565474797645551por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13131/Fernanda%20Nardy%20Bellicieri.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3092/5/Fernanda%20Nardy%20Bellicieri.pdf
dc.keywordstexteng
dc.keywordsbodyeng
dc.keywordsperformanceeng
dc.keywordsphenomenaeng
dc.keywordssceneeng
dc.keywordsfile theatreeng


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