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dc.creatorGaudêncio Junior, Norberto
dc.date.accessioned2017-01-06T18:53:40Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:51Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:51Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationGAUDÊNCIO JUNIOR, Norberto. Um sergipano em Paris : a arte gráfica de Cândido Aragonez de Faria no fin-de-siècle parisiense (1882 a 1911). 2015. 558 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24620
dc.description.abstractThe present research explores the work of Cândido Aragonez de Faria, an artist from Sergipe, focusing on the period of his production in which he lived in Paris (1882–1911) when he became a very requested graphic artist in the neighborhood of Montmartre. It also briefly discuss about the years of Faria’s background as a cartoonist working for the Brazilian and Argentinian illustrated press (1866–1882). The research includes the period he established himself as a specialized professional in the show business in Paris. It also analyses his productions of illustrated music scores for light operettas, emphasizing the different aspects of this specialization and the way the artist employed plentiful imagerie around him. This work also studies the value of posters in the end of XIX century, based on a modernist perspective of the construction of its history. It analyses as well the posters illustrated by Faria to the artists of café-concert, emphasizing the role of photographic image as a main image reference of this artist. The term petit maître by which he was called is also analyzed, as well as his pioneer production of posters to the cinematographic company Pathé and his main role as a collaborator for the strategies of presentation and legitimation of the first cinema adopted by this company. Finally, this research suggests a broader view of graphic communication history that also takes into account artists considered “average” as object of study.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectlitografiapor
dc.subjectcartazespor
dc.subjectpartituras ilustradaspor
dc.subjectcinemapor
dc.subjectFrançapor
dc.subjectséculo XIXpor
dc.titleUm sergipano em Paris : a arte gráfica de Cândido Aragonez de Faria no fin-de-siècle parisiense (1882 a 1911)por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.description.resumoO presente trabalho propõe o resgate da obra do artista sergipano Cândido Aragonez de Faria, com ênfase no período parisiense de sua produção (1882–1911) quando este se estabeleceu como um requisitado artista gráfico no bairro de Montmartre. Discorre brevemente sobre os anos de formação de Faria como caricaturista na imprensa ilustrada brasileira e portenha (1866–1882). Aborda seu estabelecimento como profissional especializado no mundo dos espetáculos em Paris. Analisa sua produção para partituras ilustradas de canções e cançonetas, enfatizando os diferentes aspectos desta especialização e o modo como o artista impregnou-se de uma farta imagerie então circundante. Aborda a valoração do cartaz neste final de século XIX, amplamente ancorada numa perspectiva modernista de construção de sua história. Analisa os cartazes ilustrados por Faria para os artistas do café-concerto, enfatizando o papel da imagem fotográfica como principal referencial imagético deste artista. Discorre sobre o termo petit maître que usualmente lhe é atribuído. Analisa sua produção pioneira de cartazes para a companhia cinematográfica Pathé, e seu protagonismo como colaborador inserido nas estratégias de apresentação e legitimação do primeiro cinema adotadas por esta empresa. Propõe uma visão ampliada da história da comunicação gráfica que também contemple os artistas tidos por “medianos” como objeto de estudo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425101875347583por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee2Duarte, Marcos Nepomuceno
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148704066781850por
dc.contributor.referee3Feijó, Martin Cezar
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027900632073057por
dc.contributor.referee4Farias, Priscila Lena
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7204930940034076por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12257/Norberto%20Gaudencio%20Junior.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2959/5/Norberto%20Gaudencio%20Junior.pdf
dc.keywordslithographyeng
dc.keywordsposterseng
dc.keywordsillustrated music scoreseng
dc.keywordscinemaeng
dc.keywordsFranceeng
dc.keywordsXIX centuryeng


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