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dc.creatorMori-Leite, Thiago
dc.date.accessioned2016-12-07T16:35:20Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:51Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:51Z
dc.date.issued2016-02-22
dc.identifier.citationMORI-LEITE, Thiago. Ruído – linguagem - interdisciplinaridade: a anatomia do ruído na arte contemporânea. 2016. 190 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24615
dc.description.abstractThe development of pictorial art in the early twentieth century is dynamic until his break with the Dadaist Marcel Duchamp urinal. throughthe audiovisual language its had continuation in a new hybrid language, wich it will be deified by Futurism Italian artists who will recognize in the new language a mimesis of his new world. The futurist Luigi Russolo is regarded as an artist pioneer in research, trials and uses noise as a major element in his artistic praxis that transcends the avant-garde movement of Italian Futurism and presents resignified throughout the different art forms of the twentieth century. Before Russolo write The Art of Noisesin 1913, noise as element was already present in some way in the arts pictorial post Impressionists of the late nineteenth century and the beginning of the modernist avant-garde, such as the Cubist collages of George Braque and clearly in the draft redefinition of appreciation, enjoyment and production of art designed by Marcel Duchamp. Both conceptually and formally the importance of using the noise can be synthesized in the proposals of the Italian Futurists, adopting noise like a strong aesthetic element that can be found throughout interdisciplinarity that provides it. However, in Luigi Russolo noise is studied and used beyond the aesthetic or semiotic fields, noise becomes a vital practice of the artist, increasingly used and is embodied in the research and work of iconic artists such as the south korean Nam June Paik, pioneer of videoart and the new yorker band Sonic Youth, that among all recording and video production controlled by the cultural industry of the 90's, stands out for using the noise in a intersemiotic way, exploring the relationship between the audio and visual languages, seeking to create a common thread, a structure that aligns the different artistic productions that allied art to technology in early last century.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectruídopor
dc.subjectlinguagempor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.titleRuído – linguagem - interdisciplinaridade: a anatomia do ruído na arte contemporâneapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApor
dc.description.resumoO desenvolvimento da arte pictórica no início do século XX ocorre de maneira dinâmica até sua ruptura com o urinol dadaísta de Marcel Duchamp. Com o cinema a arte visual tem sua continuidade em uma nova linguagem híbrida, a linguagem audiovisual que será endeusada pelos artistas do Futurismo Italiano, que nela reconhecerão uma nova linguagem mimética de novo mundo. O futurista Luigi Russolo é considerado como artista pioneiro nas pesquisas, experimentações e utilizações do ruído como elemento primordial na práxis artística que transcende o movimento vanguardista do futurismo italiano e se apresenta resignificado ao longo das diferentes linguagens artísticas do século XX. Tanto conceitualmente como formalmente a importância da utilização do ruído pode ser sintetizada nas propostas dos futuristas italianos, que adotam o ruído como um forte elemento estético e que pode ser encontrado em toda interdisciplinaridade que a vanguarda propicia. Contudo, em Luigi Russolo o ruído é estudado e utilizado além da estética ou da semiótica, o ruído se torna a práxis vital do artista, sendo cada vez mais utilizado e incorporado como uma entidade de linguagem artística na produção de artistas icônicos como o sul coreano Nam June Paik, pioneiro da videoarte e a banda novaiorquina Sonic Youth, que dentre toda produção fonográfica e videográfica controlada pela indústria cultural do final da década de 90, se destaca por utilizar o ruído de forma intersemiótica, explorando a próxima relação entre a linguagem visual e a musical, buscando a criação de um fio condutor, de uma estrutura que alinhe as diferentes produções artísticas que no início do século passado aliaram arte à evolução tecnológica.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451201117511431por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Davino, Gláucia Eneida
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810por
dc.contributor.referee2Mello, Regina Lara Silveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829por
dc.contributor.referee3Oliveira, Pelópidas Cypriano de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565474797645551por
dc.contributor.referee4Held, Maria Sílvia Barros de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11967/Thiago%20Mori%20Leite.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2929/2/Thiago%20Mori%20Leite.pdf
dc.keywordsnoiseeng
dc.keywordslanguageeng
dc.keywordsinterdisciplinarityeng


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