Show simple item record

dc.creatorPinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martinopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:48Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.available2015-07-27pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.issued2015-02-23pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606
dc.description.abstractThe backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectTICspor
dc.subjectdispositivos móveispor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectICTseng
dc.subjectmobile deviceseng
dc.subjectteaching-learningeng
dc.titleO uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limitespor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.description.resumoO cenário que abriga a educação e a relação ensino-aprendizagem nesta segunda década do século XXI revela avanços tecnológicos velozes e difíceis de serem acompanhados, além de uma evolução no conceito de conexão que permite mudanças ainda maiores no campo da mobilidade, facilitadas pela popularização dos dispositivos que temos à palma das nossas mãos, como os celulares e os tablets. O presente trabalho buscou contribuir ao encontrar pistas a indicar que dispositivos tecnológicos as escolas estão levando para as salas de aula e se estas instituições estão pensando pedagogicamente as atividades dos alunos que se utilizam destes aparelhos. O estudo múltiplo de casos em escolas de São Paulo permitiu perceber que métodos são adotados pelas instituições na formação dos seus professores (quando há) e nas experiências com os alunos. Concluiu-se, entre outras coisas, que a educação pode ser vista atualmente como sócio-conectiva com origem no construtivismo, há não há larga formação aos docentes nem muitos exemplos de atividades pedagogicamente pensadas, além de diferentes maneiras de utilização dos dispositivos, de acordo com a faixa etária e a disciplina. O estudo reforça a necessidade de se haver uma continuidade na pesquisa e outros trabalhos nesta área.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370765933159965por
dc.contributor.advisor1Ambrogi, Ingrid Höttept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee1Hardagh, Claudia Coelhopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729por
dc.contributor.referee2Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee3Allegretti, Sônia Maria de Macedopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456por
dc.contributor.referee4Andrade, Maria de Fátima Ramos dept_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4172/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2092/1/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record