Show simple item record

dc.creatorOliveira, Marcia Cristina Polacchini dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:47Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.available2015-04-26pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.issued2014-12-17pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcia Cristina Polacchini de. Arte em Cena: teatro na escola pública como prática de liberdade. 2014. 243 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24604
dc.description.abstractThe present work discusses the Art on Stage Project, its creational and development process, held at the State School Plínio Barreto in São Paulo county, and also includes the analisys of the projects student theater company (2007-2014), a teen s group that holds the same name, and evaluates its creative process, assemblies and performances that took place at school and beyond. This research assumes that the theater concept is a practice of freedom and a possibility to provide the opportunity for public schools students and alumni to expand their ability to create as well as to be part of a constructive process, and also assumes theather as a facilitator of their potentialities development in today's society, with an more human and active participation. I take the premise that art - theater - constitutes a critical and transformative educational activity, and I use Edgard Morin, Paulo Freire, and Lev Vigotski thoughts, in a historical and cultural perspective, as well as theatricals Constantin Stanislavski and Augusto Boal theories and practices, to promote a qualitative approach investigation assumed as action research, that includes the direct participation of the students involved in the process. This work developed a methodology which reframed action research due to a critical-dialogical and participatory process that understands that students can become empowering agents and art and culture producers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte em Cenapor
dc.subjectteatropor
dc.subjectartepor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectescolapor
dc.subjectArt on Stageeng
dc.subjecttheatereng
dc.subjectArteng
dc.subjectteenseng
dc.subjectschooleng
dc.titleArte em Cena: teatro na escola pública como prática de liberdadepor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.description.resumoEste trabalho aborda o processo de criação e desenvolvimento do Projeto Arte em Cena, realizado na Escola Estadual Plínio Barreto, na cidade de São Paulo, e inclui a apresentação e análise da trajetória do grupo de teatro estudantil (de 2007 a 2014), de mesmo nome, seu processo de criação, as montagens e apresentações teatrais na escola e fora dela. A pesquisa trata do teatro como prática de liberdade e sua possibilidade de proporcionar a oportunidade de adolescentes, educandos e ex-educandos da escola pública, ampliarem a habilidade de criação, bem como o processo criativo e construtivo como facilitador do desenvolvimento de potencialidades de vivência na sociedade atual, com participação ativa e de modo mais humanizado. Parte da premissa de que a arte - o teatro constitui-se de uma ação educativa crítica e transformadora, e utiliza os pensamentos de Edgard Morin, Paulo Freire e Lev Vigotski, em uma perspectiva histórico-cultural, e as teorias e práticas teatrais de Constantin Stanislavski e Augusto Boal, para promover uma investigação apoiada na abordagem qualitativa com caráter de pesquisa-ação aliada a pesquisa etnográfica, implicada diretamente na participação dos sujeitos envolvidos. O trabalho desenvolveu uma proposta metodológica em um processo dialógico-crítico-participativo e que entende que os alunos podem tornar-se agentes fortalecedores e produtores de arte e cultura.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9602521709635362por
dc.contributor.advisor1Giora, Regina Célia Faria Amaropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762por
dc.contributor.referee1Mate, Alexandre Luizpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6366706439459055por
dc.contributor.referee2Martins, Mirian Celeste Ferreira Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668por
dc.contributor.referee3Hooper, Silvana Seabrapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8311529534023655por
dc.contributor.referee4Pilan, Hânia Cecíliapt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8445822654396019por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4138/Marcia%20Cristina%20Polacchini%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2090/1/Marcia%20Cristina%20Polacchini%20de%20Oliveira.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record