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dc.creatorHayek, Thais Fernanda Martinspt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:30Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:47Z
dc.date.available2014-10-22pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:09:47Z
dc.date.issued2014-08-08pt_BR
dc.identifier.citationHAYEK, Thais Fernanda Martins. Entre o novo e o atemporal: a sonoridade plástica de Fantasia. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24595
dc.description.abstractThe relevance and creativity of Walt Disney to the cultural history and contemporary art is express in the movie Fantasia (1940), which originality is characterized by the union between the new technologies applied to the animation movies in the first decades of the twentieth century and the diverse kinds of cultural and artistic languages produced so far. Through this combination between aesthetic and ethical values, the symbolic language used allows the identification of the archetypes of the collective unconscious that orbit in the popular imagination. This work aims to present an analysis of Fantasia movie, especially the historic, structural and symbolic aspects, through the methodological resources proposed at the John B Thompson s Depth Hermeneutics. To the results were defined three focuses of interest which are at the movie: the historical and cultural contexts which the movie was made; the technical features of the film language and, finally the behavioral issues linked to the archetypal psychology. The first chapter provides a brief introduction of the animation movies and the Disney s contributions and his staff for this autonomous art. And, points the history of the creation and production of Fantasia in its historical context. The second chapter aims to show the structural factors of the work, making a descriptive analysis and relate it to the animation principles that gave to this language the bases of a singular aesthetic. In the last chapter, it's made a reinterpretation to the animate forms in the movie Fantasia, proposed by Disney and his staff, in the perspective of archetypal psychology, in other words, what are the symbols that represents the deeper structures of the collective psyche giving the meaning of the story. The final consideration confirms the initial hypothesis that Fantasia is an original work in terms of its technical way, conditioned by ethical and aesthetic values of Judeo-Christian traditions and its timeless success is based on the universal symbols and myths that exist in the beginning of history of the civilization.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanimaçãopor
dc.subjectmúsicapor
dc.subjectFantasiapor
dc.subjectDisneypor
dc.subjectarquétipospor
dc.subjectmitospor
dc.subjectanimation movieseng
dc.subjectFantasiaeng
dc.subjectDisneyeng
dc.subjectarchetypeseng
dc.subjectmythseng
dc.titleEntre o novo e o atemporal: a sonoridade plástica de Fantasiapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.description.resumoA relevância e a criatividade de Walt Disney para a história da cultura e da arte contemporânea estão expressas na sua obra Fantasia (1940), cuja originalidade se caracteriza pela união entre as novas tecnologias aplicadas ao cinema de animação nas primeiras décadas do século XX e as mais diversas linguagens artístico-culturais produzidas até então. Por meio desta combinação entre valores estéticos e éticos, a linguagem simbólica utilizada permite identificar os arquétipos que orbitam o inconsciente coletivo no imaginário popular. Este trabalho buscou apresentar uma análise do filme Fantasia, apontando em especial seus aspectos históricos, estruturais e simbólicos, por meio dos recursos metodológicos propostos em Hermenêutica da Profundidade, por John B. Thompson. Para se chegar aos resultados, foram definidos, portanto, três focos de interesses presentes na obra: o contexto histórico-cultural no qual esta foi produzida a obra; os recursos técnicos da linguagem fílmica e, por último, as questões comportamentais vinculadas à Psicologia Arquetípica. O primeiro capítulo traz uma breve introdução do cinema de animação, as contribuições de Disney e sua equipe para a fundamentação desta modalidade como arte autônoma. Destaca a história da criação e produção de Fantasia no seu contexto histórico. O segundo capítulo aponta os fatores estruturais da obra, fazendo uma análise descritiva e relacionando-a com os princípios de animação, que deram identidade a essa linguagem e ajudaram a fundamentar uma estética singular. No último capítulo é feita uma reintrepetação das formas animadas presentes em Fantasia, propostas por Disney e sua equipe, sob a ótica da psicologia arquetípica, ou seja, que símbolos representam as estruturas mais profundas da psique coletiva dando sentido ao enredo. As considerações finais confirmam a hipótese inicial de que Fantasia é uma obra original no que tange seu percurso técnico, condicionada pelos valores éticos e estéticos da formação judaico-cristã no mundo ocidental e seu sucesso atemporal se deve à utilização de símbolos e mitos universais presentes nos primórdios da história da civilização.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7415004502226262por
dc.contributor.advisor1Giora, Regina Célia Faria Amaropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762por
dc.contributor.referee1Vergueiro, Waldomiro de Castro Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487332055549431por
dc.contributor.referee2Davino, Gláucia Eneidapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810por
dc.contributor.referee3Persichetti, Simonettapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039090794240525por
dc.contributor.referee4Schwartz, Rosana Maria Pires Barbatopt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4071/Thais%20Fernanda%20Martins%20Hayek.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2081/1/Thais%20Fernanda%20Martins%20Hayek.pdf


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