Show simple item record

dc.creatorDuarte, Keller Regina Viottopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:16Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:46Z
dc.date.available2014-04-04pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:09:46Z
dc.date.issued2014-02-21pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Keller Regina Viotto. A arte na contemporaneidade: Presenteausente: da experiência de passagem para a existência. 2014. 136 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24591
dc.description.abstractThe work developed presents the setting and occupation PRESENT/ABSENT, embodied through a photo job made by the artist. Its result is presented in the first part of the work and reveals the fictional and artistic self refered approach the author gave to the process as a narration of the research's paths, which are shown in the second part of the work. In a dialogue between times and spaces, it was necessary to build up environments for that artistic production. They can be hypermedia spaces (virtual space mainly on internet, such as blogs and social nets) as well as regular spaces (real environment such as the one selected, which is a hotel room) here named as the artist cabin. The artist family album is considered the starting point for a gathering and selection of the artist s father pictures, together with some personal objects of his. Those objects make up the data that will be related to other artist images produced in different times and spaces aiming at a new fictional and self-referenced creation. This way the artistic creation is developed building up new materials making use of specific elements of visual languages presented in the compositions through similar and contrastive approaches. From this action it can be identified the passage experience as much as the existence. In this study, both the artist and her father s existences are revealed in a expressive-reflected dimension embodied in an interdisciplinary doctoral these as a contemporary artistic production.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectarte na contemporaneidadepor
dc.subjectmodo de produção artísticapor
dc.subjectautorreferênciapor
dc.subjectcabine do artistapor
dc.subjectinstalação/ocupaçãopor
dc.subjectarte e interdisciplinaridadepor
dc.subjectart in contemporaneityeng
dc.subjectartistic production wayeng
dc.subjectartist cabineng
dc.subjectinstallation/occupationeng
dc.subjectart and interdisciplinary thinkingeng
dc.titleA arte na contemporaneidade: Presenteausente: da experiência de passagem para a existênciapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoA tese aqui desenvolvida apresenta a instalação/ocupação PRESENTEAUSENTE, registrada por meio de um ensaio fotográfico realizado pela artista e que ocupa a Parte 1, e ainda, revela o modo de produção artística de criação ficcional e autorreferente apresentado na Parte 2, como um texto de revelação que evidencia os caminhos da pesquisa. Com a intenção de inserir tal produção artística na contemporaneidade, numa abordagem que reconhece a memória, a saudade, a vida do(a) artista e sua intimidade como temáticas frequentes da atualidade, assim como a apropriação por citacionismo, de imagens referenciais de artistas selecionados, desenvolve os argumentos produzindo novas imagens. Num diálogo tensional entre tempos e espacialidades, fez-se necessário constituir os ambientes para essa produção artística. Sejam eles espaços hipermidiáticos (ambiente virtual, principalmente na internet, em blogs e redes sociais) ou espaços de contenção (ambiente real, como é o caso de quarto do hotel, aqui selecionado), chamado de cabine do artista. O álbum de família da artista passa a ser o ponto de partida. Reunir e selecionar as fotografias do pai da artista, assim como alguns objetos pessoais dele constituindo o painel autorreferente e relacionar tais imagens com as do painel de referências, composto por imagens produzidas em diferentes tempos e lugares por artistas diversos, tendo por objetivo uma nova criação ficcional e autorreferente, aproximando-as por semelhança ou contraste, fazendo uso de determinados elementos da linguagem visual presentes nas composições, elegendo novas materialidades, desencadeia-se o percurso de criação artística. Desta ação identifica-se a experiência de passagem, assim como a existência. No caso, a existência da artista e do seu pai, revelada em dimensão expressivo-reflexiva em forma de tese doutoral vocacionalmente interdisciplinar, nessa produção artística contemporânea.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801199003371251por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Azevedo, Wilton Luiz dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175por
dc.contributor.referee2Tiburi, Marcia Angelitapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521082956062846por
dc.contributor.referee3Eluf, Lygia Arcuript_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7104259215715139por
dc.contributor.referee4Spaniol, José Paianipt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5218290416122454por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4049/Keller%20Regina%20Viotto%20Duarte.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2077/1/Keller%20Regina%20Viotto%20Duarte.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record