Show simple item record

dc.creatorFerreira, Nilza Donizetti Diaspt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:14Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:46Z
dc.date.available2014-04-01pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:09:46Z
dc.date.issued2013-11-27pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Nilza Donizetti Dias. O coordenador pedagógico e a ação docente: contribuições de uma política pública de desenvolvimento profissional no local de trabalho. 2013. 217 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24589
dc.description.abstractThe public policy of widespread in-service training in recent years involving politicians of Education, teachers and trainers, has been the subject of increasing theoretical production, promoting debates, analysis, proposals and investment of education systems more frequently in training teachers on the workplace. This research seeks to understand the contributions of public policy on professional development in the workplace for pedagogical coordinators and teachers. Therefore, the methodological option chosen was the qualitative approach obtaining descriptive data with direct and prolonged contact in the field of research, enabling the identification of perspectives and understanding of the formative experiences of the participants in the process that involves the public policy training. Study subjects are coordinators, teachers from ten Elementary schools and trainers from the municipal council of the city of Caieiras. To collect data, the methods used were; interviews, questionnaires, observation and document analysis of service training developed with coordinators and teachers. The theoretical framework involves four themes that interact with each other as they discuss issues such as the pedagogical coordinator, on the view that teacher education is his/her essential function as a trainer before the numerous duties of his position as point Almeida (2007) Clementi (2007), Christov (2001), Ferreira (2011) and Guimarães et al 2008; training in service as a public policy under Law of Guidelines and Basis of National Education (1996), in Reference to training teachers (1999) and the Catalog of National Network of Continuing Education for Teachers of Basic Education (2006), considering its course of action on legislation supported by Benachio Placco (2012), Christov (1998), Imbernon (2004) and Mizukami (2005 and 2006); significant contributions to the learning of teachers and reflection of teaching practice as formative action, according Mizukami et al (1996 and 2002), Nóvoa (2009) and Tardif (2002), and the professional development of teaching, and its process models , according to Marcelo Garcia (1999). The results showed significant contributions of public policy of professional development, indicating some potential formative processes in the workplace and opportunities for discussion and further research in expanding knowledge in this line of investigation.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectformação em serviçopor
dc.subjectcoordenador pedagógicopor
dc.subjectaprendizagem da docênciapor
dc.subjectdesenvolvimento profissional da docênciapor
dc.subjectteacher s learningeng
dc.subjectin-service trainingeng
dc.subjectpedagogical coordinatoreng
dc.subjectprofessional developmenteng
dc.titleO coordenador pedagógico e a ação docente: contribuições de uma política pública de desenvolvimento profissional no local de trabalhopor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA política pública de formação em serviço, difundida nos últimos anos, envolvendo políticos da Educação, formadores e professores, tem sido alvo de produção teórica crescente, promovendo debates, análises, propostas e investimento dos sistemas de ensino com maior frequência na formação de professores no local de trabalho. Esta pesquisa procura compreender as contribuições da política pública de desenvolvimento profissional no local de trabalho de coordenadores pedagógicos e professores. Para tanto, a opção metodológica assumida foi a abordagem qualitativa, com a obtenção de dados descritivos, com o contato direto e prolongado no campo de investigação, possibilitando a identificação das perspectivas dos participantes e compreensão das experiências formativas vivenciadas no processo que envolve a política pública de formação. Os sujeitos pesquisados são coordenadores pedagógicos, professores de dez escolas do Ensino Fundamental I e formadores da secretaria municipal do município de Caieiras. Para coletar os dados, foram utilizados como métodos, entrevista, questionário, observação e análise documental de formação em serviço desenvolvida com coordenadores pedagógicos e professores. O referencial teórico envolve quatro temáticas que dialogam entre si, à medida que discutem questões como, o coordenador pedagógico, na perspectiva que aborda a formação de professores como sua função essencial como formador, diante das inúmeras atribuições do seu cargo como apontam Almeida (2007), Clementi (2007), Christov (2001), Ferreira (2011) e Guimarães, et al 2008; a formação em serviço como uma política pública prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), no Referencial para a Formação de Professores (1999) e no Catálogo da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica (2006), considerando o seu percurso da legislação à ação docente apoiada nas abordagens de Benachio e Placco (2012), Christov (2001), Imbernón (2004) e Mizukami (2005 e 2006); as contribuições significativas sobre a aprendizagem da docência e a reflexão da prática pedagógica como ação formativa, segundo Mizukami et al (2004 e 2006), Nóvoa (1998,1999 e 2009) e Tardif (2002); e o desenvolvimento profissional da docência, alguns modelos e o seu processo, segundo Marcelo Garcia (1998, 1999 e 2010). Os resultados evidenciaram contribuições significativas da política pública de desenvolvimento profissional, indicando algumas potencialidades dos processos formativos no local de trabalho e possibilidades para discussões e novas pesquisas interessadas em ampliar conhecimentos nessa linha de investigação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011828424655762por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Ambrogi, Ingrid Höttept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee2Pagotto, Maria Dalva Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389por
dc.contributor.referee3Tancredi, Regina Maria Simões Puccinellipt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847por
dc.contributor.referee4Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dept_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4038/Nilza%20Donizetti%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2075/1/Nilza%20Donizetti%20Dias%20Ferreira.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record