Avaliação de linguagem e de teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste strange stories traduzido e adaptado para a língua portuguesa

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Tipo
Tese
Data de publicação
2012-02-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Velloso, Renata de Lima
Orientador
Schwartzman, José Salomão
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Araujo, Ceres Alves de
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Carvalho, Lucas de Francisco
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) se caracterizam por prejuízos significativos na interação social, na comunicação verbal e não verbal e pela ausên-cia de atividades imaginativas, substituídas por comportamentos repetitivos e este-reotipados. Os pesquisadores vêm há muitos anos propondo teorias explicativas do prejuízo primário nos TEA, prevalecendo atualmente duas vertentes teóricas: a teo-ria desenvolvimentista e a teoria cognitivista. O objetivo deste estudo foi a avaliação de habilidades de linguagem e de Teoria da Mente em indivíduos com TEA e indiví-duos-controle, com a aplicação do teste Strange Stories, traduzido e adaptado para a Língua portuguesa. Participaram do estudo 28 crianças com TEA e 56 crianças-controle, todas do sexo masculino e na faixa etária entre seis e 12 anos. A versão brasileira do teste Strange Stories foi aplicada, seguindo os mesmos procedimentos, tanto ao grupo experimental quanto ao grupo-controle. Os resultados indicaram dife-renças significativas entre os escores médios dos grupos experimental e controle em cada uma das 12 histórias do teste e na soma dos escores de todas as histórias. Os escores médios registrados para todas as histórias foram significativamente maiores no grupo-controle do que no grupo experimental (crianças com TEA). Observou-se correlação positiva entre quociente de inteligência e soma dos escores médios para o grupo experimental, e correlação positiva entre idade e soma dos escores médios para o grupo-controle. Observou-se ótima consistência interna do protocolo. Os re-sultados foram discutidos sob a perspectiva cognitivista e desenvolvimentista. Con-cluiu-se que as habilidades de linguagem e de Teoria da Mente avaliadas pelo teste Strange Stories se mostraram alteradas no grupo de crianças com TEA quando comparadas às crianças do grupo-controle.
Descrição
Palavras-chave
transtornos do espectro do autismo , linguagem , teoria da mente , autistic spectrum disorders, language, theory of mind
Assuntos Scopus
Citação
VELLOSO, Renata de Lima. Avaliação de linguagem e de teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste strange stories traduzido e adaptado para a língua portuguesa. 2012. 114 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.