Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
Tipo
Tese
Data de publicação
2012-02-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Vinic, Alessandra Aronovich
Orientador
Schwartzman, José Salomão
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
D´antino, Maria Eloisa Famá
Macedo, Elizeu Coutinho de
Araujo, Ceres Alves de
Langhi, Celi
Macedo, Elizeu Coutinho de
Araujo, Ceres Alves de
Langhi, Celi
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA.
Descrição
Palavras-chave
cognição social , autismo , avaliação , social cognition , autism , evaluation
Assuntos Scopus
Citação
VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.