Manejo comportamental pelo professor no contexto de sala de aula de alunos identificados com TDAH: desenvolvimento, implementação e avaliação de guia de intervenção

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Tipo
Tese
Data de publicação
2012-02-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Araújo, Marcos Vinícius de
Orientador
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carvalho, Alex Moreira
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Hübner, Maria Martha Costa
Bertolla, Márcia Helena da Silva Melo
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito, segundo o DSM-IV TR, como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e grave do que o observado em indivíduos de mesma faixa etária. Tal condição, muitas vezes, pode prejudicar o processo educacional dessas pessoas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de manejo comportamental no contexto de sala de aula e avaliar seus efeitos em alunos com TDAH. Para isso, foi utilizado o referencial teórico da Análise do Comportamento. Para avaliar o perfil comportamental dos participantes, foram utilizados inventários específicos (CBCL/6-18, para pais e TRF/6-18 e Escala Benczik de TDAH para professores), além de observação em sala de aula, a partir de um protocolo elaborado pelo próprio pesquisador. Participaram do estudo oito crianças do Ensino Fundamental da cidade de São Paulo diagnosticadas com TDAH. Foi elaborado um programa de treinamento com os professores para manejo comportamental em sala de aula, sob a forma de um Guia que foi aplicado em quatro dessas crianças (Grupo Experimental - GE). Os resultados foram posteriormente comparados ao grupo controle (GC), formado pelas outras quatro crianças. O Guia baseou-se na utilização de estratégias de controle de estímulos e de reforçadores. Como resultado, verificou-se que a realização de sessões de observação, somada aos relatos de pais e professores, trouxe grande contribuição para o estabelecimento do perfil comportamental dos participantes deste estudo. Ao se comparar o GE com o GC, verificou-se, na maioria dos alunos do GE, diminuição da frequência de comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, considerados incompatíveis com o processo de aprendizagem na escola; em contrapartida, no GC verificou-se aumento da frequência desses comportamentos. Tais resultados indicam a eficácia do Guia, mediante mudanças simples em procedimentos em sala de aula. Após a implementação desses procedimentos verificou-se, no decorrer das semanas, um aumento gradual na sua utilização pelo professor. Conclui-se que a aplicação do Guia, nos casos descritos neste trabalho, se mostrou viável e eficaz no manejo de diversos comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, assim como de outros problemas de comportamento comumente associados ao TDAH.
Descrição
Palavras-chave
análise do comportamento , manejo comportamental , TDAH , protocolo de observação , guia de intervenção , behavior analysis , behavioral management , ADHD , observation protocol , intervention guide
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Citação
ARAÚJO, Marcos Vinícius de. Behavioral management by the teacher in classroom context with students identified with ADHD: development, implementation and assessment of an intervention guide. 2012. 237 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.