Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-08-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Palmeira, Felipe Cabrini Alves
Orientador
Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Paulo Batista
Cardoso, Alexandre
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
A inclusão do ensino musical no ensino básico oferece diversos benefícios para as crianças, auxiliando em seu aprendizado em outras disciplinas. Um dos desafios na musicalização infantil está em encontrar uma estratégia didática que desperte o interesse e a vontade de aprender nas crianças. Este estudo tem por objetivo construir um jogo digital do tipo serious games com foco na musicalização infantil, para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem na percepção dos timbres dos instrumentos. Para tanto, foi delineada uma proposta de arquitetura do jogo com base nas pesquisas sobre estado de fluxo, dessa forma busca-se o aumento da imersão do jogador, facilitando o aprendizado. Também são aplicados algoritmos de inteligência artificial para controlar o n´nível de dificuldade, para que o jogo se adapte ao jogador, tendo em vista tornar a experiência de jogar sozinho divertida e manter o jogador entretido por mais tempo possível. Como resultado, foi desenvolvido um jogo que utiliza diversas técnicas para manter o jogador entretido e ao mesmo tempo ele consiga assimilar o conteúdo pedagógico musical. Os testes preliminares, com dez crianças mostraram como a Realidade Aumentada contribuiu em facilitar a transição do mundo real para o mundo virtual e evidenciaram que as crianças conseguiram absolver o conteúdo proposto do jogo contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento na área de musicalização.
Descrição
Palavras-chave
jogos digitais , musicalização infantil , realidade aumentada , jogos educacionais , inteligência artificial , adaptatividade , teoria de fluxo
Assuntos Scopus
Citação
PALMEIRA, Felipe Cabrini Alves. Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical. 2018. 96 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.