Robustez em um sistema de detecção e rastreamento de olhos para implementação de uma interface humano-computador.

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, André Brasiliano da
Orientador
Marengoni, Maurício
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Macedo, Elizeu Coutinho de
Oliveira, Pedro Paulo Balbi de
Gonzaga, Adilson
Marana, Aparecido Nilceu
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
O rastreamento ocular para usuários com problemas motores é um estudo importante na área de Interface Humano-Computador (IHC). Com o objetivo de fornecer um sistema de rastreamento ocular de baixo custo, este trabalho apresenta uma nova abordagem para um sistema robusto e com alto desempenho. Com relação ao trabalho base para esta pesquisa, a implementação proposta contém inovações em todas as etapas do processo envolvendo o rastreamento ocular, desde a detecção da região da face e dos olhos até a detecção da íris. Neste trabalho, foi utilizado o conceito de processamento local, delimitando as regiões de interesse em todas as etapas do processo: detecção da região da face, região dos olhos e região da íris. Este trabalho permite que pessoas possam efetuar ações controlando o mouse através do movimento dos olhos em uma interface de rastreamento ocular, utilizando apenas equipamentos de uso comum, como, por exemplo, uma webcam. O processo de detecção da face e detecção ocular foi feito através da técnica de Viola e Jones. Para a detecção e rastreamento da íris foi utilizada a Transformada de Hough, e utilização de regiões de interesse com o objetivo de limitar a área de processamento da imagem, e consequentemente, o custo computacional, resultando em uma aplicação com um melhor desempenho e robustez em todas as etapas. Obteve-se um ganho de até 33% em relação ao tempo de processamento do sistema, quando comparado com o sistema base, porém, operando com imagens em alta definição. Foi realizada ainda uma comparação com sistemas de rastreamento ocular de uso comercial e diferentes tipos de equipamentos para validar as técnicas estudadas neste trabalho.
Descrição
Palavras-chave
IHC , visão computacional , rastreamento da íris , extração de características , problemas motores , região de interesse , HIC , computer vision , iris tracking , feature extraction , disable users , region of interest
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, André Brasiliano da. Robustez em um sistema de detecção e rastreamento de olhos para implementação de uma interface humano-computador.. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.