Análise de sentimento e desambiguação no contexto da tv social

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-12-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lima, Ana Carolina Espírito Santo
Orientador
Silva, Leandro Nunes de Castro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Prati, Ronaldo Cristiano
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
As mídias sociais são uma forma de expressão dos interesses coletivos, as pessoas gostam de compartilhar informações e sentem-se valorizadas por causa disso. Entre as mídias sociais o microblog Twitter vem ganhando popularidade como uma plataforma para comunicação ins-tantânea. São milhões de mensagens geradas todos os dias, por cerca de 100 milhões de usuá-rios, carregadas dos mais diversos assuntos. Por ser uma plataforma de comunicação rápida esse microblog estimulou um fenômeno denominado narradores televisivos, em que os inter-nautas comentam sobre o que assistem na TV no momento em que é transmitido. Dessa inte-gração entre as mídias sociais e a televisão emergiu a TV Social. A quantidade de dados gera-dos sobre os programas de TV formam um rico material para análise de dados. Emissoras podem usar tais informações para aperfeiçoar seus programas e aumentar a interação com seu público. Dentre os principais desafios da análise de dados de mídias sociais encontram-se a análise de sentimento (determinação de polaridade em um texto, por exemplo, positivo ou negativo) e a desambiguação de sentido (determinação do contexto correto de palavras polis-sêmicas). Essa dissertação tem como objetivo usar técnicas de aprendizagem de máquina para a criação de uma ferramenta de apoio à TV Social com contribuições na automatização dos processos de análise de sentimento e desambiguação de sentido de mensagens postadas no Twitter.
Descrição
Palavras-chave
mineração de textos , análise de sentimento , desambiguação de sentido , mídias sociais , twitter , aprendizagem de máquina , text mining , sentiment analysis , word sense disambiguation , social media , twitter , machine learning
Assuntos Scopus
Citação
LIMA, Ana Carolina Espírito Santo. Análise de sentimento e desambiguação no contexto da tv social. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.