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dc.creatorQuartarolo, Ricardo Mazzieropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:36:56Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:07:31Z
dc.date.available2016-03-04pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:07:31Z
dc.date.issued2015-11-30pt_BR
dc.identifier.citationQUARTAROLO, Ricardo Mazziero. Estudo da estabilidade da estrutura bainítica na redução da força tangencial de anéis de pistão de segundo canalete em motores ciclo otto. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24196
dc.description.abstractIncreasing the energy efficiency of internal combustion engines manufactured for light vehicles is a growing demand from society due to the importance of the transport sector in relation to emissions of greenhouse gases. In a move led by the developed countries of Europe, regulatory agencies have been imposing aggressive emission reduction targets for new cars. The reduction of the mechanical losses caused by friction between engine components through the development of new technologies and materials is mandatory for the most industries involved in the manufacture of engines. The piston rings are responsible for much of the losses due to their adverse operating conditions within the combustion chamber. The interaction between the rings and the cylinder is decisive in determining beyond the mechanical friction losses, wear of the assembly, oil consumption and power. The improvement of mechanical properties of piston rings by heat treatment is an important alternative to reduce friction. The reduction of tangential force is especially important in the rings of the second channel, although they are known as scraper rings, in practice its main function is to stabilize the piston and prevent compression ring floating and consequently the flow of combustion gases into the crankcase. Results suggest that bainitic microstructure, obtained by austempering of the piston rings made from gray cast iron enables the reduction of their tangential force. This reduction has a positive relationship with the engine operating temperature exposure time as found in simulations carried out at constant temperature and logarithmic timescale.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanel de pistãopor
dc.subjectbainitapor
dc.subjectforça tangencialpor
dc.subjecttratamento térmicopor
dc.subjectredução de emissõespor
dc.subjectferro fundido cinzentopor
dc.subjectringeng
dc.subjectbainiteeng
dc.subjecttangential forceeng
dc.subjectheat treatmenteng
dc.subjectemissions reductioneng
dc.subjectgrey cast ironeng
dc.titleEstudo da estabilidade da estrutura bainítica na redução da força tangencial de anéis de pistão de segundo canalete em motores ciclo ottopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEngenharia de Materiaispor
dc.publisher.programEngenharia de Materiaispor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor
dc.description.resumoO aumento da eficiência energética dos motores de combustão interna utilizados por automóveis leves é uma demanda crescente da sociedade, devido à representatividade do setor de transporte em relação às emissões dos gases do efeito estufa. Em um movimento liderado pelos países desenvolvidos da Europa, as agências reguladoras vêm impondo metas agressivas de redução de emissões para automóveis novos. A redução das perdas mecânicas geradas pelo atrito entre os componentes do motor através do desenvolvimento de novas tecnologias e materiais é mandatório entre a maior parte das indústrias envolvidas na fabricação de motores. Os anéis de pistão são responsáveis por grande parte dessas perdas, devido às suas condições de operação adversas dentro da câmara de combustão. A interação entre os anéis e o cilindro é decisiva para determinar além das perdas mecânicas por atrito, o desgaste do conjunto, consumo de óleo e potência. A modificação das propriedades mecânicas dos anéis de pistão através de tratamento térmico é uma alternativa importante para reduzir o atrito. Esse efeito é especialmente importante nos anéis de segunda canaleta, que apesar de serem considerados anéis raspadores, na prática tem como principal função estabilizar o conjunto e evitar a flutuação do anel de compressão e consequentemente a passagem de gases de combustão para o cárter. Os resultados sugerem que a microestrutura bainítica, obtida através da austêmpera dos anéis de pistão fabricados a partir de ferro fundido cinzento possibilita a redução da força tangencial, sendo que essa redução apresenta uma relação positiva com o tempo de exposição à temperatura de trabalho do motor conforme constatado em simulações realizadas à temperatura constante e escala logarítmica de tempo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199402388242675por
dc.contributor.advisor1Vatavuk, Janpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607688973456560por
dc.contributor.referee1Faldini, Sonia Braunsteinpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144130519262852por
dc.contributor.referee2Andrade, Arnaldo Homobono Paes dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605291530127961por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3613/Ricardo%20Mazziero%20Quartarolo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1364/1/Ricardo%20Mazziero%20Quartarolo.pdf


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