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dc.creatorPaula, Emerson Bertaglia dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:36:41Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:07:27Z
dc.date.available2014-06-30pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:07:27Z
dc.date.issued2014-02-13pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Emerson Bertaglia de. Estudo sobre a aplicação de aços dual phase na indústria automotiva com o objetivo de redução de massa em amortecedores estruturais. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24173
dc.description.abstractMcPherson shock absorber is a metallic structure that is used to link body to wheels of vehicles, most part of shock absorbers are produced using carbon steel low alloy of medium strength, because in this way it has a lowest cost. Due to the continuous change of market requirement, it is necessary that it be created an alternative to performance improvement and reduce fuel consumption and one possibility, it is reduce the weight of shock absorbers. There are many type of materials, metallic and no metallic that can reduce the weigh, however, dual phase steel shows an interesting alternative to substitute carbon steels, because dual phase steel does not change or demand new investments to current production process. Dual-phase steel has high mechanical properties that allow significant weight reductions. In this study there is a comparison between carbon steel and dual-phase steels, performed with current loads case used for approve McPherson shock absorbers and components. Components of shock absorber was analyzed by analytical and finite element methods. Result of this study showed that it is possible use dual-phase steel with a weight reduction of 10% to 24% for each component studied and a reduction of 7,23% for strut shock absorber.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsuspensãopor
dc.subjectamortecedores estruturaispor
dc.subjectaçopor
dc.subjectredução de massapor
dc.subjectaço dual phasepor
dc.subjectsuspensioneng
dc.subjectstrut shockseng
dc.subjectsteeleng
dc.subjectmass reductioneng
dc.subjectdual phase steeleng
dc.titleEstudo sobre a aplicação de aços dual phase na indústria automotiva com o objetivo de redução de massa em amortecedores estruturaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEngenharia de Materiaispor
dc.publisher.programEngenharia de Materiaispor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor
dc.description.resumoAmortecedores McPherson são estruturas metálicas que servem de ligação entre a carroceria e as rodas do veículo e a grande maioria dos amortecedores produzidos mundialmente utilizam aço carbono de baixa liga e média resistência, pois desta forma apresentam um menor custo. Com as contínuas mudanças das exigências do mercado consumidor, é necessário que seja apresentado uma alternativa para a redução de massa dos amortecedores, pois somente desta forma tem-se um melhor desempenho com uma redução no consumo de combustíveis. Há diversos tipos de materiais metálicos e não metálicos que podem proporcionar esta redução de massa, porém o aço dual-phase apresenta uma interessante alternativa para substituição dos aços carbono, pois não gera modificações e investimentos significativos no atual processo produtivo. O aço dual-phase possui elevadas propriedades mecânicas possibilitando reduções significativas de massa. Neste estudo foi realizado um comparativo entre os aços carbono e o aço dual-phase em condições de carregamento normalmente utilizada para aprovação dos amortecedores McPherson. Os componentes estudados, foram analisados pelos métodos analítico e de elementos finitos, o resultado deste estudo mostra que é possível utilizar o aço dual-phase com uma redução de massa de 10% a 24% para cada componente estudado e uma redução no amortecedor estrutural de 7,23%.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577041416514746por
dc.contributor.advisor1Vatavuk, Janpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607688973456560por
dc.contributor.referee1Couto, Antonio Augustopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893737202813850por
dc.contributor.referee2Andrade, Arnaldo Homobono Paes dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605291530127961por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3593/Emerson%20Bertaglia%20de%20Paula.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1341/1/Emerson%20Bertaglia%20de%20Paula.pdf


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