Modulação de raios cósmicos em diferentes escalas temporais e sua variação com eventos transientes solares

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-02-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Tueros-cuadros, Edith
Orientador
Correia, Emilia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Válio, Adriana Benetti Marques
Mendonça, Rafael Rodrigues Souza de
Programa
Ciências e Aplicações Geoespaciais
Resumo
Os raios cósmicos são fortemente influenciados pelos fenômenos solares, geomagnéticos e atmosféricos. O detector CARPET, concebido para a observação dos raios cósmicos com energias na faixa compreendida entre 105 e 1012 eV, é uma ferramenta importante para o estudo desses fenômenos. As condições da nossa atmosfera são também afetadas pelas variações no fluxo de raios cósmicos que chegam a Terra, portanto sua caracterização é importante para se definir as condições físicas e químicas da mesma. Para caracterizar as variações do fluxo de raios cósmicos a partir de observações no solo é necessário a eliminação prévia da influência dos efeitos da pressão e temperatura atmosférica na superfície, para tal foram utilizados dados meteorológicos obtidos no CASLEO. Para a eliminação do efeito da temperatura ao longo de toda atmosfera foram utilizados o método integral e o método de temperatura ponderada pela massa que utilizam perfis verticais de temperatura. Os dois métodos foram testados para o ano de 2009 com os dados do canal TEL do CARPET previamente corrigidos pela pressão, sendo que o método de temperatura ponderada pela massa apresentou uma resposta melhor ao se comparar os dados corrigidos com os dados observados com monitores de nêutrons. A análise de todos os dados do fluxo raios cósmicos do canal TEL do CARPET (1/04/2006 a 30/06/2014) corrigidos pelo método integral, mostra a anti-correlação com o número de manchas solares, e uma variação sazonal pronunciada após 2008. Foram detectados dois decréscimos Forbush (FD) produzidos por CMEs geo-efetivos. O início de ambos FD coincidiu com o instante do choque interplanetário, que antecedeu tempestades geomagnéticas intensas. Com estes resultados reforçamos que o CARPET é uma ferramenta importante para estudo das modulações de raios cósmicos de longo e curto prazo porque apresenta uma resposta semelhante com os experimentos que fazem observações em outras faixas de energia.
Descrição
Palavras-chave
raios cósmicos , correção atmosférica , temperatura ponderada pela massa , ejeção de massa coronal (CME) , decréscimo Forbush , cosmic rays , atmospheric correction , mass average temperature , coronal mass ejection , Forbush decrease
Assuntos Scopus
Citação
TUEROS-CUADROS, Edith. Modulação de raios cósmicos em diferentes escalas temporais e sua variação com eventos transientes solares. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.