Show simple item record

dc.creatorAdum, Samir Hussain Nami
dc.date.accessioned2020-04-09T15:28:07Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:40Z
dc.date.available2020-05-28T18:04:40Z
dc.date.issued2020-02-03
dc.identifier.citationADUM, Samir Hussain Nami. O uso da inteligência competitiva para o desenvolvimento do modelo de negócios: um estudo no segmento de puericultura. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23697
dc.description.abstractWith this study, we verified how the adoption and use of competitive intelligence contribute to the development and improvement of the business model of companies in the childcare segment. The research method for data collection and analysis we chose was qualitative, descriptive, and exploratory, and data collection was done through interviews with a structured script. Six managers of small and medium-sized companies were interviewed in the childcare segment, mostly founders or successors who manage them. For data analysis and results from inferences, we used content analysis, and the research results were analyzed based on the formation of six categories, indicating that the adoption of competitive intelligence contributed to the development and improvement of the business model in the childcare segment. The results also showed the nonexistence of a specific information system for the collection, analysis, and processing of the information. However, respondents reported that they somehow use market information, competitors, and market trends in their decision-making, even informally. It was possible to identify evidence that the adoption of competitive intelligence by childcare companies, helped managers in their decision-making processes, to promote changes in their business model, to remain competitive in the market in which they operate. Finally, we found that competitive intelligence contributes to the creation, configuration, and appropriation of value in the business model in the childcare segment.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectinteligência competitivapor
dc.subjectmodelo de negóciospor
dc.subjectpuericulturapor
dc.titleO uso da inteligência competitiva para o desenvolvimento do modelo de negócios: um estudo no segmento de puericulturapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.description.resumoCom a realização deste estudo, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como o uso da inteligência competitiva contribui para o desenvolvimento do modelo de negócios no segmento de puericultura? O método de pesquisa para coleta e análise de dados escolhido foi o de caráter qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, sendo a coleta dos dados feita por meio de entrevistas, mediante um roteiro estruturado. Foram entrevistados seis gestores de pequenas e médias empresas no segmento de puericultura, em sua maioria fundadores ou sucessores que fazem a gestão. Para a análise de dados e inferências dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo, sendo que os resultados obtidos foram analisados a partir da formação de seis categorias, indicando que a adoção da inteligência competitiva trouxe alguma contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios das empresas estudadas. Os resultados também indicaram a não existência de um sistema de informações específico para a coleta, a análise e o processamento das informações. Contudo, os entrevistados relataram que, de alguma forma, utilizam as informações sobre mercado, concorrentes e tendências de mercado no seu processo de decisão, mesmo que de maneira não sistematizada. Foi possível identificar indícios de que a adoção da inteligência competitiva pelas empresas de puericultura auxilia os gestores nos seus processos de decisão a fim de promoverem adequações ao seu modelo de negócios e de se manterem competitivos no mercado em que atuam. Por fim, identificaram-se indícios de que a inteligência competitiva contribui para a criação, configuração e apropriação de valor no modelo de negócios no segmento de puericultura.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649240899272236por
dc.contributor.advisor1Perez, Gilberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756por
dc.contributor.referee1Silva e Meirelles, Dimária
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475857286175034por
dc.contributor.referee2Cappellozza, Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358857348226421por
dc.contributor.referee3Pinochet, Luis Hernan Contreras
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869923054936837por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4219/5/SAMIR%20HUSSAIN%20N%20ADUM.pdf
dc.keywordscompetitive intelligenceeng
dc.keywordsbusiness modeleng
dc.keywordschildcareeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto