Práticas e capacidades reflexivas como promotoras da aprendizagem de profissionais da área de tecnologia da informação
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-02-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Diego Ferreira da
Orientador
Bido, Diógenes de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Lopes, Evandro Luiz
Lopes, Evandro Luiz
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre as práticas e a capacidade reflexivas com a aprendizagem individual em profissionais da área de TI. Nesta pesquisa foi adotada a metodologia quantitativa. Foi utilizado o Reflective Practice Questionnaire elaborado por Priddis e Rodgers (2018). O questionário passou pelo processo cross-cultural proposto por Cha et al. (2007). Foram adicionadas quatro questões que buscou abordar a aprendizagem individual e oito para identificação do respondente. Para a fase de pré-teste foram obtidos 32 participantes. Após a análise e ajustes resultantes do pré-teste, o questionário foi aplicado em 310 participantes que exerciam atividades que demandavam trabalhar em contato direto com clientes (interno/externo) exercendo atividades como banco de dados, rede, levantamento de dados, implantação de sistemas, melhorias de sistemas, suporte de sistemas, modelagem de processos e atividades afins. O perfil dos respondentes predominou no gênero masculino com 76% do total de respondentes, com faixa etária entre 21 a 35 anos, representando 67% dos respondentes. Para a análise dos dados foi realizada a validade convergente, validade discriminante e a análise fatorial confirmatória. Foram elaboradas cinco hipóteses, das quais duas abordavam das práticas reflexivas e três das capacidades reflexivas. Três hipóteses foram confirmadas e, como resultante, identificou-se que ao considerar a relação bivariada, ou seja, quando os profissionais de TI refletem por meio de prática ou capacidade reflexiva há a relação positiva com a aprendizagem individual em ambiente organizacional.
Descrição
Palavras-chave
prática reflexiva , capacidade reflexiva , reflexão-na-ação , reflexão-sobre-ação , reflexão com outros , autoavaliação , desejo de melhoria , profissionais de TI
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Diego Ferreira da. Práticas e capacidades reflexivas como promotoras da aprendizagem de profissionais da área de tecnologia da informação. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.