dc.creator | Ortolan, Victor Zompero | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T18:28:32Z | |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T18:04:36Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T18:04:36Z | |
dc.date.issued | 2019-02-19 | |
dc.identifier.citation | ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23672 | |
dc.description.abstract | This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of
competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located
in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the
phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the
western region of the State of São Paulo were researched and using or already used
such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory
research carried out with the six executives responsible for the management of the
companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates
Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was
performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the
identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic
positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study
presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the
companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive
Advantage. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | estratégia | por |
dc.subject | planejamento estratégico | por |
dc.subject | supermercados | por |
dc.subject | vantagem competitiva sustentável | por |
dc.title | Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) | por |
dc.publisher.program | Administração de Empresas | por |
dc.publisher.initials | UPM | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | por |
dc.description.resumo | O estudo apresentado a seguir busca compreender a estratégia de fusão e aquisição
como fonte de criação de vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
em supermercados localizados em regiões do interior do Estado de São Paulo. De
modo a melhor conhecer os fenômenos que se desejava estudar, foram pesquisadas
duas empresas do segmento de supermercados atuantes na região Oeste do Estado
de São Paulo e que utilizam ou já utilizaram tal estratégia. Para tanto, buscou-se
conhecer através de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa realizada junto
à seis executivos responsáveis pela gestão das empresas. Este estudo tem como
objetivo analisar se o processo de fusão e aquisição gera Vantagem Competitiva para
a empresa e se ela é Sustentável. A coleta de dados foi realizada e tratada através da
análise do material recolhido. O referente estudo resultou na identificação de ações
estratégicas realizadas pelas empresas em busca de um posicionamento estratégico
diferenciado no mercado em que elas estão inseridas. O presente estudo apresenta
em suas considerações finais a utilização da Estratégia de Fusão e Aquisição por parte
das empresas foco como sendo um fator de importante desenvolvimento de uma
Vantagem Competitiva Sustentável. | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4442981877204664 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zilber, Moisés Ari | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0524413115146016 | por |
dc.contributor.referee1 | Perez, Gilberto | |
dc.contributor.referee2 | Camponar, Marcos Cortez | |
dc.contributor.referee3 | Sambiase, Marta Fabiano | |
dc.contributor.referee4 | Ikeda, Ana Akemi | |
dc.thumbnail.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19637/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdf.jpg | * |
dc.bitstream.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4029/5/VICTOR%20ZOMPERO%20ORTOLAN.pdf | |
dc.keywords | strategy | eng |
dc.keywords | strategic planning | eng |
dc.keywords | supermarkets | eng |
dc.keywords | sustainable competitive advantage | eng |