Atitudes de mulheres com relação ao teto de vidro: um estudo em empresas do setor de tecnologia de informação e comunicação

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-08-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cardoso, Andreia
Orientador
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Carvalho Neto, Antonio Moreira de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é um setor composto, em sua maioria, por homens, fato que decorre da baixa proporção de mulheres em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas. Diante desse cenário, questiona-se se as mulheres encontram mais barreiras para ascender na carreira profissional na área de TIC. O teto de vidro é definido como uma barreira transparente e forte que impede a ascensão das mulheres nas organizações. Os estudos relacionados à ascensão na carreira das mulheres nas organizações abordam, em sua maioria, as suas percepções com relação às principais barreiras que compõem o teto de vidro, como o preconceito, a discriminação, o estereótipo, a capacidade de liderança feminina, o conflito entre trabalho e família, e a questão da maternidade. Em um levantamento realizado na literatura, não foram encontrados estudos sobre as atitudes das mulheres em relação ao teto de vidro na área de Tecnologia de Informação e Comunicação, fato que estimulou a elaboração do seguinte problema de pesquisa: qual a relação entre a convivência acadêmica e profissional das mulheres em ambientes com predominância masculina, e as suas atitudes com relação ao teto de vidro? A convivência em ambientes com predominância masculina foi analisada diante das seguintes variáveis de contexto: atuação em área de TIC, composição do grupo de trabalho majoritariamente masculino, e área de formação acadêmica em Ciências Exatas e Engenharia. Foi realizada uma pesquisa de orientação quantitativa, com a aplicação do questionário Career Pathways Survey (CPS), com mulheres em todas as funções e níveis hierárquicos, que atuam em duas empresas multinacionais da área de Tecnologia de Informação e Comunicação no Brasil. Ao verificar os resultados da pesquisa, ao contrário do que foi levantado pelo referencial teórico, não foram encontradas relações entre a convivência em ambientes predominantemente masculinos e suas atitudes com relação ao teto de vidro. Contudo, foi identificado que as mulheres apresentam atitudes mais favoráveis à busca de ascensão na carreira, ou seja, mesmo convivendo em ambientes predominantemente masculinos elas não deixam de buscar promoções e ascensão profissional.
Descrição
Palavras-chave
teto de vidro , setor de TIC , carreira das mulheres , career pathways survey
Assuntos Scopus
Citação
CARDOSO, Andreia. Atitudes de mulheres com relação ao teto de vidro: um estudo em empresas do setor de tecnologia de informação e comunicação. 2017. 121 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.