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dc.creatorLan, Jonypt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:51Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:23Z
dc.date.available2010-10-25pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:23Z
dc.date.issued2010-02-11pt_BR
dc.identifier.citationLAN, Jony. A diversificação dos canais comerciais como fonte de vantagem competitiva em redes de supermercados no Brasil. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23586
dc.description.abstractThis dissertation aims at understanding trade channel diversification as a possible source of competitive advantage for supermarket chains. Little research in the literature has been addressed for this theme in a specific sector, the supermarket chains. The main objective was to identify the driving forces in trade channel diversification of supermarket chains in Brazil, which can generate a source of competitive advantage, according to executives' perspective. The theoretical references approaches business strategy, strategic resources and competitive advantage of diversification of trade channels perspective. An exploratory and descriptive field research was conducted by using in-depth interviews with executives at two major supermarket chains which lead the ranking of sales in Brazilian Association of Supermarkets (ABRAS). Interviews were analyzed by observing the qualitative research with content analysis technique applied to interviewers' verbatim transcripts. Analysis was complemented by a secondary data based on the performance reports of both supermarket chains. Results demonstrated an alignment in the growth strategies of supermarket chains in relation to trade channel diversification. They aim the growth through organic expansion and acquisitions. The most characteristic elements mentioned by respondents about channel diversification inside business strategies of companies were: business diversification, trade operations in multi-channel and customer adequacy. Trade channel diversificaton can also constitute a strategic resource in which location, financial resources and trademark figure as the most stressed tangible and intangible assets. It was noticed that the search for a higher performance on the market, cost and price managing were the driving forces for commercial channel diversification. The most highlighted competitive advantages, resulting from trade channel diversification were the service to new and different customers and the trademark strengthening. As a conclusion, trade channel diversification can conceive a source of competitive advantage for supermarket chains.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiversificaçãopor
dc.subjectcanais comerciaispor
dc.subjectmulticanaispor
dc.subjectestratégias de negóciospor
dc.subjectrecursos estratégicospor
dc.subjectvantagem competitivapor
dc.subjectredes de supermercadospor
dc.subjectrecursospor
dc.subjectdesenvolvimento empresarialpor
dc.subjectdiversificationeng
dc.subjecttrade channeleng
dc.subjectmultichanneleng
dc.subjectbusiness strategyeng
dc.subjectstrategic resourceseng
dc.subjectcompetitive advantageeng
dc.subjectsupermarket chainseng
dc.subjectresourceeng
dc.subjectbusiness developmenteng
dc.titleA diversificação dos canais comerciais como fonte de vantagem competitiva em redes de supermercados no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.description.resumoCom esta dissertação, visa-se entender a diversificação de canais comerciais como uma fonte de vantagem competitiva para as redes de supermercados. Tema ainda pouco tratado na literatura dentro de um setor específico, o de redes de supermercados. O objetivo principal foi o de identificar os elementos mais determinantes na diversificação de canais comerciais das redes de supermercados no Brasil que podem gerar uma fonte de vantagem competitiva, segundo o ponto de vista dos executivos. Para isso o referencial teórico aborda as estratégias de negócios, os recursos estratégicos e a vantagem competitiva na perspectiva da diversificação de canais comerciais. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória e descritiva, utilizando entrevistas em profundidades com os executivos de duas das principais redes de supermercados que lideram o ranking em faturamento da Associação Brasileira de Supermercados. As entrevistas foram analisadas respeitando-se a natureza qualitativa da pesquisa com a técnica de análise de conteúdo aplicadas nas transcrições ipsis literis dos entrevistados. Complementou-se a análise com dados secundários baseados nos relatórios de desempenho das duas redes de supermercados. Os resultados demonstraram um alinhamento nas estratégias de crescimento das redes de supermercados em relação à diversificação de canais comerciais. Elas buscam o crescimento por meio da expansão orgânica e aquisições. Os elementos mais característicos evidenciados pelos entrevistados sobre a diversificação de canais dentro das estratégias de negócios da empresa foram: diversificação de negócios, atuação em multicanais e a adequação ao cliente. A diversificação de canais comerciais também pode-se constituir em recurso estratégico, no qual a localização, os recursos também pode-se constituir em recurso estartégico, no qual a localização, os recursos financeiros e a marca formam os ativos tangíveis e intangíveis mais ressaltados. Constatou-se que a busca por um desempenho superior no mercado, e a gestão de custo e preço foram os elementos mais determinantes para a diversificação de canais comerciais. Os tipos de vantagens competitivas mais evidenciadas resultantes da diversificação de canais comerciais foram o atendimento a novos e diferentes clientes, bem como o reforço da marca. Conclui-se que a diversificação de canais comerciais pode gerar fonte de vantagem competitiva para as redes de supermercados consideradas na pesquisa.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5203930739674909por
dc.contributor.advisor1Marcondes, Reynaldo Cavalheiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082252604805492por
dc.contributor.referee1Brito, Eliane Pereira Zamithpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991824880537204por
dc.contributor.referee2Popadiuk, Silviopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1784002683973468por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3071/Jony%20Lan.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/761/1/Jony%20Lan.pdf


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