Diversidade como fonte de diferenciação e vantagem para a organização: perspectivas dos stakeholders em sua cadeia de valor
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cardoso, André Luís Janzkovski
Orientador
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bataglia, Walter
Fleck, Denise Lima
Fleck, Denise Lima
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A força de trabalho nas organizações está passando por um processo de transformação, seja pela evolução do conhecimento, seja pelo aumento da diversidade e na maior
representação de classes ora identificadas como minoritárias, seja também pelas novas relações sociais e exigências legais, pelo maior uso de times virtuais e no desenvolvimento de
equipes multiculturais. Da mesma forma, há uma mudança no perfil demográfico dos clientes, pois estes estão mais diversos, exigentes, conscientes e conhecedores de seu papel na sociedade. O senso comum associa favoravelmente a diversidade da força de trabalho a vantagens para organização, mas há carência de estudos científicos que comprovem essa relação. O objetivo deste estudo foi estender o olhar para uma cadeia de valor constituída de
clientes e fornecedores de maneira a compreender suas percepções acerca do tema diversidade e como são compartilhadas ideias e ações relacionadas ao assunto. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo e realizou-se um estudo de caso com observação não participante, análise documental e entrevistas em profundidade com diferentes stakeholders da organização. Os dados foram trabalhados à luz da análise de conteúdo, baseando-se em categorização temática. A teoria neoinstitucional foi utilizada como referência para explicar como as organizações interagem entre si e como buscam a harmonização de iniciativas por
meio, principalmente, do isomorfismo. Os resultados mostram que os membros internos e de representantes da rede de fornecedores compartilham a percepção da importância e das
vantagens relacionadas às iniciativas de diversidade praticadas na organização pesquisada. Por um lado, os dados revelaram que essas iniciativas são institucionalizadas internamente, não por meio de práticas e políticas formais adotadas pela organização, mas por uma cultura de valorização da diversidade, desenvolvida num processo de aprendizado de como enfrentar as contingências ambientais e estratégicas, principalmente após uma mudança organizacional. De outro lado, observou-se haver um processo de compartilhamento e construção de aprendizado sobre a importância da diversidade entre as empresas que constituem a rede de fornecedores da organização, as quais por mimetismo passam a espelhar em suas práticas de gestão de pessoas a perspectiva da diversidade. Como contribuição final deste trabalho, é apresentada uma reflexão sobre ações para o uso da diversidade nas organizações.
Descrição
Palavras-chave
diversidade , vantagem , institucionalização , isomorfismo , fornecedores , diversity , advantage , institutionalization , isomorphism , value chain , suppliers