Show simple item record

dc.creatorBuccelli, Dalton Oswaldopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:43Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:18Z
dc.date.available2009-09-03pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:18Z
dc.date.issued2009-04-09pt_BR
dc.identifier.citationBUCCELLI, Dalton Oswaldo. Investimento em inovação e crescimento da empresa: uma análise dos fabricantes de eletrodomésticos no Brasil. 2009. 196 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23556
dc.description.abstractThis study analyses the relationship between the investment in innovative activities and domestic appliances and personal care companies growth from 2005 to 2008. The wide and diversified literature about the theme doesn t show any field results confirming this relationship in the sector. The theoretical references of this study are the works of Schumpeter (1949, 1950), Penrose (2006), Urabe (1988), Porter (1986, 1990), Stokes (2005), Dismukes (2005), Hannan e Freeman (1977), Hamel (2003) and OECD (2004). This study involved a double-step descriptive field research. In the first step, a quantitative research was developed with 48 manufacturers. In the second step, an exploratory case study was conducted in a worldwide industry leader. Finally, it is possible to conclude that innovative activities have a positive relationship with domestic appliances and personal care Brazilian companies growth and that a representative part of this growth came from product innovation. Other conclusions came from Philips case study, showing a new business value chain in the last few years with technological alliances assuming a strategic role in product, process and business models innovation system.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectinovação de produtopor
dc.subjectcrescimento da firmapor
dc.subjectalianças tecnológicaspor
dc.subjectindústria de eletrodomésticospor
dc.subjectinnovationeng
dc.subjectproduct innovationeng
dc.subjectgrowth of the firmseng
dc.subjecttechnology allianceseng
dc.subjectdomestic applianceseng
dc.subjectpersonal careeng
dc.titleInvestimento em inovação e crescimento da empresa: uma análise dos fabricantes de eletrodomésticos no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoEste estudo analisa a relação existente entre o investimento em atividades inovativas e o crescimento das empresas fabricantes de eletrodomésticos, no período de 2005 a 2008. A ampla e diversificada literatura existente sobre o tema não apresenta resultados empíricos que evidenciem essa relação no setor. Como referenciais teóricos foram utilizados os trabalhos de Schumpeter (1949, 1950), Penrose (2006), Urabe (1988), Porter (1986, 1990), Stokes (2005), Dismukes (2005), Hannan e Freeman (1977), Hamel (2003) e OECD (2004). O trabalho compreendeu uma pesquisa descritiva, desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa junto a uma amostra de 48 fabricantes de eletrodomésticos. Na segunda etapa foi conduzido um estudo de caso exploratório numa empresa líder mundial da indústria. Os resultados do estudo permitem concluir que o modelo teórico proposto se confirma na prática, ou seja, o investimento em atividades inovativas possui relação positiva com o crescimento das empresas de eletrodomésticos brasileiras e que uma parcela representativa desse crescimento se deve ao fato de que as empresas inovam em produto. Outras conclusões extraídas do estudo de caso são que a cadeia de valor nos negócios da Philips sofreu uma reconfiguração nos últimos anos e as alianças tecnológicas passaram a assumir um papel estratégico no seu sistema de inovação de produtos, processos e modelos de negócio.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731743695432734por
dc.contributor.advisor1Zilber, Moisés Aript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016por
dc.contributor.referee1Kruglianskas, Isakpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4406982090577199por
dc.contributor.referee2Bataglia, Walterpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501003319291177por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2991/Dalton%20Oswaldo%20Buccelli.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/729/1/Dalton%20Oswaldo%20Buccelli.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record