Estratégias, gestão da inovação e sistema setorial de inovação: um estudo do setor de telecomunicações brasileiro
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-05-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Adamo, Luiz Antonio
Orientador
Meirelles, Dimária Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Popadiuk, Silvio
Andreassi, Tales
Andreassi, Tales
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A presente dissertação se propõe a investigar os elementos que compõem e condicionam a dinâmica inovadora no setor de telecomunicações no Brasil. Para isso, estudam-se as inovações predominantes, os agentes responsáveis e como eles se inter-relacionam. Nas últimas décadas, o setor de telecomunicações tem proporcionado profundas mudanças socioeconômicas, que trouxeram benefícios e facilidades em áreas diversas, como lazer, educação, saúde e entretenimento. A proposta deste trabalho é estudar a capacidade inovadora desse setor, constantemente sujeito a mudanças de paradigmas tecnológicos e institucionais. O estudo busca investigar a estratégia de inovação utilizada pelas empresas, bem como identificar a estrutura organizacional, a forma como é feito o gerenciamento da inovação e as inter-relações entre os agentes que compõem o sistema setorial de inovação. Como base téorica, foram utilizados os trabalhos de Gallouj e Weinstein (1997); Bilderbeek e Hertog (1999); Sundbo e Gallouj (1998); o Manual de Oslo (2005), para inovação em serviço; os estudos de Bessant et al. (2001) e Mintzberg (2003), para gestão da inovação; e, finalmente, para sistema setorial de inovação, Malerba (2002). O corpus da pesquisa é composto por doze
entrevistas com gerentes responsáveis ou diretamente ligado às áreas de desenvolvimento de produtos e serviços. Foram selecionadas empresas de destaque no setor de telefonia brasileiro, que abrangem operadoras, fabricantes de equipamento, prestadores de serviços e institutos de pesquisa. As perguntas semi-estruturadas permitiram chegar a análises qualitativas acerca dos processos de gestão dessas companhias. O capítulo 1 apresenta os referenciais teóricos da
dissertação; o 2, as características que compõem o setor de telecomunicações no Brasil, a fim de traçar um breve percurso histórico; no capítulo 3, encontra-se a justificativa do projeto; em 4, os procedimentos de pesquisa; e em 5, a apresentação e a análise do corpus. O estudo verifica, ainda, a preocupação das empresas do setor em ter uma estratégia adequada à inovação e em construir um suporte organizacional adequado a esse propósito. Por fim, buscase,
a partir da análise do corpus, apontar o principal tipo de inovação realizada no setor e contribuir para a literatura acerca da gestão de inovação no setor de telecomunicações
brasileiro.
Descrição
Palavras-chave
estratégias de inovação , gestão da inovação , inovação em serviços , sistema setorial de inovação , setor de telecomunicações , innovation strategy , innovation management , innovation in services , sectorial innovation system , telecommunication sector
Assuntos Scopus
Citação
ADAMO, Luiz Antonio. Estratégias, gestão da inovação e sistema setorial de inovação: um estudo do setor de telecomunicações brasileiro. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.