O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
item.page.type
Dissertação
Date
2008-02-26
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Marques, Marcelo
publication.page.advisor
Bido, Diógenes de Souza
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Godoy, Arilda Schmidt
Antonello, Cláudia Simone
Antonello, Cláudia Simone
publication.page.program
Administração de Empresas
Abstract
Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática.
Description
Keywords
e-learning , aprendizagem , interação , força de vendas , e-learning , learning , interaction , sales force
item.page.scopussubject
Citation
MARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.