Show simple item record

dc.creatorTakahashi, Cintia Yuript_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:31Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:09Z
dc.date.available2008-05-27pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:09Z
dc.date.issued2007-09-06pt_BR
dc.identifier.citationTAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503
dc.description.abstractDespite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem nos grupospor
dc.subjectfacilitadores para a aprendizagempor
dc.subjectobstáculos à aprendizagempor
dc.subjectgroup learningeng
dc.subjectfacilitating factors for learningeng
dc.subjectobstacles to learningeng
dc.titleOportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.description.resumoApesar do aparente consenso de que a aprendizagem em grupo integra o processo de aprendizagem do indivíduo ao da organização (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), entendese que a aprendizagem nos grupos permanece limitada. (EDMONDSON; 1999). O presente estudo teve como objetivo geral identificar e analisar os fatores envolvidos no processo de aprendizagem em grupo, dos participantes do curso Mediando a Aprendizagem nas Equipes, promovido no Senac São Paulo. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo por meio de entrevistas, com 11 participantes, além de entrevista com quatro colegas dos participantes. Identificou-se que os participantes tiveram mais facilidade para ouvir e, quanto aos fatores que influenciaram a aprendizagem nos grupos, foram identificados três tipos: pessoais, estruturais e interpessoais. No ambiente de trabalho, nota-se que esses fatores ocorrem, simultaneamente, estão relacionados entre si e podem tanto facilitar quanto ser um obstáculo à aprendizagem.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6038014983786290por
dc.contributor.advisor1Antonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576por
dc.contributor.referee1Godoy, Arilda Schmidtpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274por
dc.contributor.referee2Lacombe, Beatriz Maria Bragapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953320538587118por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2840/Cintia%20Yuri%20Takahashi.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/674/1/Cintia%20Yuri%20Takahashi.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record