Dignidade e valores organizacionais percebidos pelo cliente
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-02-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferreira, Mauro Silva
Orientador
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Araujo, Bruno Felix Von Borell de
Araujo, Bruno Felix Von Borell de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Esta pesquisa buscou estabelecer a influência dos Valores Organizacionais sobre as Práticas de Dignidade Organizacional, através da utilização de duas escalas: a escala de Práticas de Dignidade Organizacional, desenvolvida por Teixeira et al. (2010) para ser utilizada pelos stakeholders das empresas e criada a partir de pesquisa efetuada com empregados; e a escala de Valores Organizacionais, desenvolvida por Guardani (2008), e voltada exclusivamente para clientes. A pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, foi desenvolvida a partir de uma amostra não probabilística e utilizou os métodos de Análise dos Componentes Principais (ACP), Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Análise de Equações Estruturais. Os resultados confirmaram a influência de fatores de Valores Organizacionais sobre os fatores de Dignidade Organizacional, principalmente de valores relativos a Respeito aos stakeholders e de Bem-estar dos empregados, porém constatou-se que valores relacionados a Domínio e poder não apresentaram relação significante com Dignidade Organizacional. Os resultados alcançados reforçam a necessidade das organizações de estabelecer, em conjunto com seus colaboradores e clientes, práticas baseadas em valores morais e éticos que balizem suas ações e permitam negócios vantajosos tanto para as empresas quanto para os clientes.
Descrição
Palavras-chave
valores organizacionais , dignidade organizacional , clientes , organizational values , organizational dignity , customers
Assuntos Scopus
Citação
FERREIRA, Mauro Silva. Dignidade e valores organizacionais percebidos pelo cliente. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.