Análise investigativa do efeito chicote no desempenho logístico nas empresas do setor alimentício
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-02-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mangini, Eduardo Roque
Orientador
Moori, Roberto Giro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Zilber, Moisés Ari
Csillag, João Mario
Csillag, João Mario
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A cadeia de suprimentos envolve todas as atividades associadas com a movimentação de produtos desde o estágio de matéria prima até a entrega do produto ao consumidor final, incluindo fontes de informações e obtenção destas, cronograma de produção, ordem de processamento, gerenciamento de inventário, transporte, armazenamento e serviço de atendimento ao cliente. A relação de dependência existente entre os participantes da cadeia de suprimentos, atividades e recursos causam conseqüências de natureza negativa quando ocorre variabilidade em qualquer sentido na
cadeia de suprimentos, fenômeno este conhecido como efeito chicote. Este fenômeno, também conhecido como efeito Forrester, está relacionado com a amplificação e variabilidade que ocorrem pela antecipação de decisões, políticas, formas organizacionais e escolha de investimento frente a demanda dos consumidores. O modo como as empresas reagem ao efeito chicote, ou seja, o desempenho apresentado, é avaliado pelos clientes nos aspectos relacionados com qualidade de produtos, confiabilidade no prazo estipulado,
flexibilidade com relação à quantidade, agilidade ou velocidade na entrega e um preço competitivo, o que sugere um baixo custo geral. Esses aspectos, são conhecidos como medidas de desempenho ou prioridades competitivas. O objetivo principal deste trabalho foi verificar a influência do gerenciamento do efeito chicote nas empresas relacionadas com a indústria alimentícia, e os objetivos específicos foram mapear os fatores que promovem o efeito chicote na indústria alimentícia, verificar a presença do efeito chicote nos vários
níveis da cadeia de suprimentos e destacar fatores de controle do efeito chicote que estão sendo utilizados pelas empresas, além de verificar o relacionamento do efeito chicote com o desempenho dos participantes dessa cadeia de suprimentos. Foram conduzidas pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa com empresas supermercadistas da região de São Roque e Ibiúna e pesquisas quantitativas com os clientes das empresas supermercadistas bem como com empresas atacadistas e fabricantes de produtos alimentícios. Os resultados das pesquisas apontam para a existência do efeito chicote, percebido e ocasionado pelos consumidores, e amplificado pela existência de promoção nas empresas supermercadistas, falta de compartilhamento de informações entre as empresas da cadeia de suprimentos bem como pela ausência de ferramentas de integração eletrônica. O efeito chicote observado, influencia também o desempenho das organizações, principalmente na flexibilidade e confiabilidade, afetando a imagem corporativa das empresas da indústria alimentícia.
Descrição
Palavras-chave
gestão da cadeia de suprimentos , efeito chicote , medidas de
desempenho , supermercados , indústrias de alimentos , supply chain management , bullwhip effect , performance measures , supermarket , nutritious manufacturer
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Citação
MANGINI, Eduardo Roque. Análise investigativa do efeito chicote no desempenho logístico nas empresas do setor alimentício. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.