Show simple item record

dc.creatorMardegan, Fláviapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:25:38Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:03:47Z
dc.date.available2012-01-06pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:03:47Z
dc.date.issued2011-09-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23366
dc.description.abstractThis research aim to a basic matter: how planed furniture commercial consultants learn individually and collectively work processes required to the practice of their professional tasks? General objective is to comprehend the manner that individuals (planned furniture commercial consultants) have learned and learn the practice of their professional tasks, inside organizations that manufacture, sell and give assistance in the home furniture sector. To achieve this objective it was established three specified objectives: (a) indentify, describe and comprehend individual processes that this group of people uses to learn their professional tasks; (b) describe and analyze social interactions role inside organizational environment, as well context influence in learning development; (c) describe and analyze personal route from this group of people in this organization type. Research base theories and concepts are: learning which occurs in work sites in collective level; and significant learning in individual level. It was used narrative analysis of life history as a research method under descriptive and interpretative focus. Data were collected through interviews performed with five consultants. Results reveal the relation between formal and informal learning, in collective level, as well the need of a significant learning in order to new knowledge be retained in individual level. Narratives analysis revealed seven main types of informal learning, as following: a) in diary activities; b) in social interactions; c) by means of leadership; d) self-directed; e) reflection; f) observation and g) through errors. It was also identified occurrence of conditions in a manner to acquired learning that was significant to study participants. It is considered that work presented a contribution in the academic sphere to promote a theoretical complementarity between two sectors of knowledge, business management and education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem nos locais de trabalhopor
dc.subjectaprendizagem informalpor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectworkplace learning, informal learning, meaningful learningeng
dc.titleAprendizagem nos locais de trabalho: um estudo a partir das narrativas de profissionais que atuam como consultores comerciais na área de móveis planejadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoEsta pesquisa está orientada por uma questão básica: como os consultores comerciais de móveis planejados aprendem individual e coletivamente - os processos de trabalho necessários ao exercício de suas tarefas profissionais? Seu objetivo geral é compreender de que maneira os indivíduos (consultores comerciais de móveis planejados), aprenderam e aprendem o exercício de suas tarefas profissionais, dentro de organizações que fabricam, vendem e prestam assessoria na área de móveis residenciais. Para atender este objetivo foram estabelecidos três objetivos específicos: (a) identificar, descrever e compreender os processos individuais que este grupo de pessoas utiliza para aprender suas tarefas profissionais; (b) descrever e analisar o papel das interações sociais dentro do ambiente organizacional, bem como a influência do contexto no desenvolvimento da aprendizagem; (c) descrever e analisar as trajetórias pessoais deste grupo de pessoas, nesse tipo de organização. As teorias e conceitos que embasam a pesquisa são: a aprendizagem que ocorre nos locais de trabalho no nível coletivo; e a aprendizagem significativa no nível individual. Como método de pesquisa, utilizou-se a análise de narrativas da história de vida profissional, sob um enfoque descritivo e interpretativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com cinco consultores. Os resultados revelam a relação entre a aprendizagem formal e informal, no nível coletivo, bem como a necessidade de um aprendizado significativo para que o novo conhecimento seja retido, no nível individual. A análise das narrativas revelou sete tipos principais de aprendizagem informal, a saber: a) nas atividades diárias; b) nas interações sociais; c) por meio da liderança; d) autodirigida; e) reflexão; f) observação e g) por meio dos erros. Identificou-se também a ocorrência de condições para que a aprendizagem adquirida fosse significativa para os participantes do estudo. Considera-se que o trabalho apresentou uma contribuição na esfera acadêmica, por promover uma complementaridade teórica entre dois campos de conhecimento, a administração de empresas e a educação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365651064812856por
dc.contributor.advisor1Godoy, Arilda Schmidtpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274por
dc.contributor.referee1Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzanopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613176591861089por
dc.contributor.referee2Betiol, Maria Irene Stoccopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150617032660728por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2853/Flavia%20Mardegan.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/536/1/Flavia%20Mardegan.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record