Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
Orientador
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida.
Descrição
Palavras-chave
valores , competição organizacional , práticas organizacionais , empresas multinacionais , pesquisa qualitativa , values , organizational competition , organization practices , multinational companies , qualitative research
Assuntos Scopus
Citação