Delimitação de mercado usando testes baseados em preço: uma análise econométrica

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2011-02-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Wakamatsu, André
Orientador
Marçal, Emerson Fernandes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sartoris Neto, Alexandre
Nishijima, Marislei
Martin, Diógenes Manoel Leiva
Kimura, Herbert
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A estratégia competitiva de uma empresa significa escolher uma alternativa em relação aos concorrentes, a partir de um conjunto diferenciado de atividades, para a entrega de um produto ou serviço de valor único (posicionamento estratégico). Se as empresas não tivessem conflito de escolhas, a estratégia não seria necessária. Uma forma delas não terem conflito de escolha é ter uma conduta de cooperação ou conluio. Para se verificar se diversas empresas em um mesmo mercado estão em colusão, os órgãos responsáveis pela defesa econômica considera a hipótese de que as empresas estão em concorrência monopolística (conhecida como abordagem do monopolista hipotético). Coe; Krause (2008) fizeram um estudo empírico com relação aos métodos comumente utilizados para avaliar as abordagens baseadas em preço por meio do uso de dados sintéticos obtidos de uma simulação de um mercado com produtos diferenciados. Entretanto, os autores consideraram uma estrutura de mercado em que as empresas tentam maximizar o lucro, sem a restrição de manter o lucro econômico igual a zero. Neste trabalho, a proposta foi gerar dados sintéticos considerando que as empresas estão em competição monopolística e analisar se dois testes econométricos, Dickey-Fuller ampliado (ADF) e co-integração, servem para delimitar este tipo de estrutura. Uma vez que foi considerado que o mercado é composto de empresas que tem produtos substitutos próximos, a evolução dos preços exercidos pelas empresas foi estacionária ao longo do tempo e, portanto, as séries dos preços eram correlacionadas e co-integradas. Além disso, também foi analisado o que ocorreria com os preços de equilíbrio quando uma empresa importadora, por exemplo,importasse um produto que seria considerado um substituto direto pelos consumidores, mas não tivesse os problemas relacionados ao aumento do custo de produção no mercado nacional.Foi observado que uma empresa importadora, quando exerce um preço menor do que o exercido pelas empresas do mercado nacional, tende a diminuir o ritmo de aumento do preço das outras empresas, disciplinando-as.
Descrição
Palavras-chave
competição monopolística , teste ADF , co-integração , monopolistic competition , ADF Test , co-integration
Assuntos Scopus
Citação
WAKAMATSU, André. Delimitação de mercado usando testes baseados em preço: uma análise econométrica. 2011. 116 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.