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dc.creatorNakamura, Andre Luiz dos Santos
dc.date.accessioned2018-04-28T15:45:53Z
dc.date.accessioned2020-05-28T17:57:09Z
dc.date.available2020-05-28T17:57:09Z
dc.date.issued2018-02-23
dc.identifier.citationNAKAMURA, Andre Luiz dos Santos. Infraestrutura de transportes como instrumento estatal de promoção do desenvolvimento econômico e social. 2018. 272 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23126
dc.description.abstractBrazil has a deficit of transport infrastructure that needs to be solved by the State through public planning and investments. Private initiative, even after the adoption of neoliberal measures since the 1990s, has not invested in infrastructure because of the high interest paid on public debt securities, thus not making long-term investments. The implantation in Brazil of a mistaken economic policy of high interest and primary surpluses removed the capacity of planning and investment from the State. Neoliberal governments dismantled the Brazilian state. Without state investment and without private investment, there was the chaos of national infrastructure. There was also a marked asymmetry of information in the relations between the public sector and the private sector, the capture of the state by economic power and the emergence of a new patrimonial state. Insufficient transport infrastructure has resulted in a bottleneck that impedes Brazil's economic and social development and the consequent noncompliance with the fundamental objectives of guaranteeing national development, eradicating poverty and marginalization, as well as reducing social and regional inequalities, as provided for in art. 3 of the Federal Constitution. Investment in transport infrastructure not only promotes economic development, but above all social development, with repercussions on employment, health and education. The positive externalities resulting from the investment in an adequate transport infrastructure justify the formulation of a public policy to build, modernize and expand highways, railways, waterways, ports and pipelines as a national priority. The factors impeding the investment, planning and execution of an efficient public transport infrastructure policy were verified, and from this, the solutions were formulated. The result obtained points to the need for institutionalization of transportation infrastructure planning, changes in economic policy and obtaining resources to enable state investment. Among the solutions proposed, it is worth mentioning the creation of a fund to finance public investment in transport infrastructure, funded by the resources derived from fuel taxation.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectinfraestruturapor
dc.subjecttransportespor
dc.subjectdesenvolvimento econômicopor
dc.subjectintervenção do estado na economiapor
dc.subjectparcerias público-privadas (ppps)por
dc.subjectresponsabilidade fiscalpor
dc.subjectpolítica econômicapor
dc.subjectjurospor
dc.titleInfraestrutura de transportes como instrumento estatal de promoção do desenvolvimento econômico e socialpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito (FDIR)por
dc.publisher.programDireito Político e Econômicopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpor
dc.description.resumoO Brasil tem um déficit de infraestrutura de transportes que precisa ser solucionado pelo Estado por meio de planejamento e investimentos públicos. A iniciativa privada, mesmo após a adoção de medidas neoliberais a partir dos anos 90, não investiu em infraestrutura em razão dos altos juros pagos pelos títulos da dívida pública, não realizando, assim, investimentos de longo prazo. A implantação no Brasil de uma equivocada política econômica de juros altos e superávits primários retirou do Estado a capacidade de planejamento e investimento. O Estado brasileiro foi desmontado por governos neoliberais. Sem o investimento estatal e sem o investimento privado, houve o caos da infraestrutura nacional. Verificou-se, também, em razão de uma acentuada assimetria de informações nas relações entre o setor público e a iniciativa privada, a captura do Estado pelo poder econômico e o surgimento de um novo Estado Patrimonialista. A insuficiente infraestrutura de transportes resultou num gargalo que impede o desenvolvimento econômico e social do Brasil e no consequente descumprimento dos objetivos fundamentais de garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, bem como reduzir as desigualdades sociais e regionais, previstos no art. 3º da Constituição Federal. O investimento em infraestrutura de transportes não apenas promove o desenvolvimento econômico, mas, sobretudo, o desenvolvimento social, com reflexos em índices de emprego, saúde e educação. As externalidades positivas resultantes do investimento em uma adequada infraestrutura de transportes justificam que seja alçada como prioridade nacional a formulação de uma política pública destinada a construir, modernizar e ampliar rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e dutos. Verificou-se os fatores impeditivos do investimento, planejamento e execução de uma política pública eficiente de infraestrutura de transportes e, a partir disso, foram formuladas as soluções. O resultado obtido aponta para a necessidade de institucionalização do planejamento da infraestrutura de transportes, alteração da política econômica e obtenção de recursos para possibilitar o investimento estatal. Dentre as soluções propostas, merece destaque a criação de um fundo para custear o investimento público em infraestrutura de transportes, custeado pelos recursos decorrentes da tributação sobre combustíveis.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006946927099761por
dc.contributor.advisor1Bercovici, Gilberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0076381506427793por
dc.contributor.referee1Siqueira Neto, José Francisco
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0281418007501711por
dc.contributor.referee2Massonetto, Luís Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969838199511588por
dc.contributor.referee3Tavares, André Ramos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5047178759815100por
dc.contributor.referee4Nohara, Irene Patrícia
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1682399754131937por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16429/Andre%20Luiz%20dos%20Santos%20Nakamura.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3549/5/Andre%20Luiz%20dos%20Santos%20Nakamura.pdf
dc.keywordsinfrastructureeng
dc.keywordstransporteng
dc.keywordseconomic developmenteng
dc.keywordsstate intervention in the economyeng
dc.keywordspublic-private partnerships (ppps)eng
dc.keywordsfiscal responsibilitypor
dc.keywordseconomic policypor
dc.keywordsinterestpor


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