Estratégias para a ampliação da oferta de valor como meio de desenvolvimento de negócios em uma empresa do setor moveleiro
item.page.type
Dissertação
Date
2018-08-23
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Souza, Samuel Aguiar de Castro e
publication.page.advisor
Caldeira, Adilson
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Morilhas, Leandro José
Morilhas, Leandro José
publication.page.program
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Abstract
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de rever o modelo de negócios de uma empresa
brasileira do setor moveleiro e propor estratégias para o seu desenvolvimento, mediante
ampliação da oferta de valor e das fontes de receita. Os efeitos potenciais envolvem a ampliação
de market share, retomada de liderança de mercado, desenvolvimento de valor para a marca da
empresa, além do estabelecimento de canais diversos de relacionamento com o mercado
consumidor. O diagnóstico realizado resultou na proposição de um novo modelo de negócios,
pautado por um novo enunciado de missão, em que a oferta de valor se baseia na conveniência
oferecida aos clientes, segundo a filosofia market with, o que representa uma inovação que
inspira o processo decisório da empresa para diferenciá-la dos competidores. A partir das
estratégias propostas e adotadas efetuou-se o planejamento das ações a serem realizadas, com
a indicação dos recursos envolvidos, prazos de execução e responsáveis. Algumas das ações
propostas já foram efetivadas e outras seguem em execução. A principal contribuição será
refletida no ganho em participação de mercado e qualidade de gestão da empresa, com maior
eficiência e eficácia e potencial de criação de valor. Trata-se de uma proposta aplicável a uma
organização com específica que tende ao desenvolvimento de suas condições para a criação de
valor. Além dos benefícios diretos à saúde e prosperidade da empresa, as ações propostas
tendem a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, podendo ser replicadas em
situações semelhantes vivenciadas por outras empresas.
Description
Keywords
canais , competitividade , criação de valor , modelo de negócio
item.page.scopussubject
Citation
SOUZA, Samuel Aguiar de Castro e. Estratégias para a ampliação da oferta de valor como meio de desenvolvimento de negócios em uma empresa do setor moveleiro. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.