Show simple item record

dc.creatorLima, Gustavo André Mateus Vaz de
dc.date.accessioned2019-02-21T00:29:03Z
dc.date.accessioned2020-05-28T17:54:44Z
dc.date.available2020-05-28T17:54:44Z
dc.date.issued2018-08-13
dc.identifier.citationLIMA, Gustavo André Mateus Vaz de. As operações de pontos de entrega voluntária como solução de gestão de resíduos sólidos pós-consumo para a economia circular. 2018. 21 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23023
dc.description.abstractTransforming the linear economic model of consumption into the Circular Economy is a joint task of several agents participating in a complex post-consumer solid waste management chain: product manufacturers, distributors, recycling cooperatives, consultancies and consumers. With a central role in reverse logistics activities, and with the objective of collecting such waste and promoting the maximum reuse of the materials, the PEV (Voluntary Delivery Point) offered to the market by the professional consulting and services company Gama has been presenting unsatisfactory operational results and economic conditions. Developed over the basis of practical work methodology that focuses on solving business problems (Marcondes, Miguel, Franklin, & Perez, 2017), this study presents a series of recommendations and feasibility analyzes to be applied in order to reformulate the range of Gama’s PEV management services. Resulted from the investigation of the symptoms and findings of the problem through a final diagram Diagnosis-Solutions-Gains, to be explored together with a management model proposed by the Circular Economy Formula Framework, the Gama company will use innovative management tools and resources allied to Information’s Technology to develop a new PEV experience that drives up the volumes of post-consumer waste collection with economically viable solutions that also promotes new revenues streams and a redistribution of value for the Agents of the post-consumer waste management chain.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPEVpor
dc.subjecteconomia circularpor
dc.subjectresíduos pós-consumopor
dc.subjectsolução de problemaspor
dc.subjectframework de gestãopor
dc.titleAs operações de pontos de entrega voluntária como solução de gestão de resíduos sólidos pós-consumo para a economia circularpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração do Desenvolvimento de Negóciospor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoPara transformar o modelo econômico linear de consumo atual para a Economia Circular, é uma tarefa conjunta de diversos agentes que participam de uma cadeia complexa de gestão de resíduos sólidos pós-consumo: empresas fabricantes de produtos, distribuidores, cooperativas de reciclagem, consultorias e os consumidores. Com um papel central nas atividades de logística reversa, e com o objetivo de coletar tais resíduos e promover o máximo aproveitamento dos materiais, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) oferecido ao mercado pela empresa de consultoria e serviços profissionais Gama, vem apresentando resultados operacionais e econômicos insatisfatórios. Desenvolvido com base na metodologia de trabalhos práticos que foca na solução de problemas empresariais (Marcondes, Miguel, Franklin, & Perez, 2017), este estudo apresentou uma série de recomendações, e análises de viabilidade a serem aplicadas a fim de reformular o serviço de gestão de PEVs da Gama. Resultado da investigação dos sintomas e constatação do problema por meio de um diagrama final Diagnóstico-Soluções-Ganhos, a ser explorado em conjunto com um modelo de gestão proposto pelo framework da Fórmula da Economia Circular, a empresa Gama utilizará ferramentas e recursos tecnológicos inovadores aliados ao gerenciamento da informação para desenvolver uma nova aplicação do PEV que impulsione o volume da coleta de resíduos pós-consumo com soluções economicamente viáveis, que promovam também novas fontes de receita e uma redistribuição de valores para os Agentes da cadeia de gestão de resíduos pós-consumo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786715388238321por
dc.contributor.advisor1Franklin, Marcos Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950539167889147por
dc.contributor.referee1Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
dc.contributor.referee2Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17904/Gustavo%20Andr%c3%a9%20Mateus%20Vaz%20de%20Lima_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3795/5/Gustavo%20Andr%C3%A9%20Mateus%20Vaz%20de%20Lima_Vers%C3%A3o%20Final.pdf
dc.keywordsPEVeng
dc.keywordscircular economyeng
dc.keywordspost-consumer wasteeng
dc.keywordsproblem solvingeng
dc.keywordsmanagement frameworkeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto