Inovação incremental em marketing digital : proposta de ferramenta para o planejamento de ações on-line
Date
2018-08-03Author
Loureiro, Gustavo Cotta
Advisor
Benedetti, Maurício Henrique
Referee
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Referee
Lemos, Paulo Antonio Borges
Metadata
Show full item recordAbstract
The present paper shows an action plan for the next five years of DMC Digital
Marketing Cube LTDA - ME, a digital marketing training and consulting company
already constituted. The proposed plan was based on the use of a digital marketing tool,
suggesting it as an incremental innovation to be used in two scenarios: digital marketing
planning structuring in companies of many different sizes and segments of the market
(such as end customer, mainstream and agencies) and as a teaching tool for
professionals who seek developing their skills and competences in the area. The tool
will be used to explore the opportunities of profits through its services. For the
validation of the tool in the market, interviews were conducted with approximately ten
professionals in four specific digital marketing areas: content marketing, social media,
search engine marketing and e-mail marketing. From the analysis of the obtained data,
several opportunities were identified for DMC or for other companies who offer both
consulting and training in digital marketing.
Summary
O presente trabalho apresenta um plano de ação para os próximos cinco anos da DMC
Digital Marketing Cube LTDA – ME, uma empresa de treinamento e consultoria em
marketing digital já constituída. O plano proposto se baseou no uso de uma ferramenta
de marketing digital, propondo-a como uma inovação incremental a ser utilizada em
dois cenários: estruturação do planejamento de marketing digital em empresas dos mais
diversos tamanhos e segmentos do mercado (cliente final, veículos e agências) e como
ferramenta de ensino para profissionais que buscam desenvolver suas habilidades e
competências na área. A ferramenta será utilizada para explorar as oportunidades de
ganhos através de suas prestações de serviços. Para a validação da ferramenta junto ao
mercado, foram realizadas entrevistas com aproximadamente dez profissionais em
quatro áreas específicas do marketing digital: marketing de conteúdo, mídias sociais,
marketing de busca e e-mail marketing. A partir da análise dos dados obtidos, foram
identificadas oportunidades para a DMC ou para outras empresas que oferecem
consultoria e treinamento em marketing digital.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
LOUREIRO, Gustavo Cotta. Inovação incremental em marketing digital : proposta de ferramenta para o planejamento de ações on-line. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.