Desenvolvimento de um programa de intervenção em funções executivas para crianças com base na abordagem Goal Management Training

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-08-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Jonatas Barbosa de
Orientador
Seabra, Alessandra Gotuzo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Macedo, Elizeu Coutinho de
Trevisan, Bruna Tonietti
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
As funções executivas são habilidades cognitivas complexas que se relacionam à capacidade de gerenciar e regular pensamentos, emoções e comportamentos. Seus componentes básicos incluem flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória de trabalho, cuja interação resulta nas funções complexas de raciocínio, planejamento e resolução de problemas. As funções executivas são importantes para o comportamento autorregulado e autônomo, sendo demandadas por exemplo no ingresso do Ensino Fundamental II, devido ao aumento na necessidade de organização e planejamento por parte dos alunos. Assim, o presente estudo teve como objetivo adaptar e aplicar a intervenção Goal Management Training (GMT), direcionada ao desenvolvimento de funções executivas, em crianças de 8 a 10 anos. Participaram 35 alunos de escola uma escola pública de São Paulo, sendo 20 meninas e 15 meninas, indicados pelos professores como tendo dificuldades nas funções executivas. Para avaliação pré e pós-intervenção, foram usados: WASI, WISC-IV (Subtestes dígitos e sequência de números e letras), Torre de Londres, Tarefa do Shopping, Go/no-go, Five Digit Test (FDT). Adicionalmente, pais e professores responderam o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para crianças – (IFERA-I) e o Questionário de Capacidades e de Dificuldades (SDQ). Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo experimental, que recebeu intervenção com o GMT, e grupo controle-ativo, que participou de atividades lúdicas com temas relacionados à cidadania, ambos com 16 sessões cada. Teste t de Student e análise do tamanho de efeito n2 revelaram ganhos significativamente maiores do grupo experimental em medidas do FDT e Go/no-go, bem como em alguns domínios das escalas respondidas por pais e professores, sugerindo ganhos em inibição e flexibilidade, principalmente. O grupo controle teve ganhos significativamente superior apenas em problemas de relacionamento, conforme relato de pais. Assim, o programa de intervenção promoveu avanços em algumas medidas relacionadas às funções executivas, especialmente inibição e flexibilidade, porém limitações são discutidas e estudos futuros são necessários.
Descrição
Palavras-chave
funções executivas , intervenção neuropsicológica , criança , escolares
Assuntos Scopus
Citação
SOUZA, Jonatas Barbosa de. Desenvolvimento de um programa de intervenção em funções executivas para crianças com base na abordagem Goal Management Training. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.