Show simple item record

dc.creatorPenna, James dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:48Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.issued2006-08-31pt_BR
dc.identifier.citationPENNA, James dos Santos. Avaliação de leitura e escrita em estudantes surdos no Ciclo II do ensino fundamental regular. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22657
dc.description.abstractThe development of tests for cognitive assessment of deaf students has allowed a better understanding of reading, writing, vocabulary and sign language (LIBRAS). These assessment tools are usually developed for pen and paper application. The objective of the present study was to investigate the feasibility of a computer administered test battery (BALES) for assessment of reading, writing skills and sign language familiarity through: correlation between the tests, comparison of the scores between grades and pen and pencil application. The subjects were 44 deaf students of the 1st and 2 nd grade of the cycle II, of the three Basic School from the Great São Paulo. The computer based version of BALES with 11 tests was administered: The Word Reading Test (WRT); the Sentence Reading Test (SRT1.1); the Choice Picture Naming Test (CPNT 1.1); the Written Picture Naming Test (WPNT 1.1); the Choice Picture Naming Test (CPNT 2.1); the Written Picture Naming Test (WPNT 2.1); the Written Word Choice Libra Naming Test (WWCLNT 1.1); the Written Libra Naming Test (WLNT 1.1); the choice Libra Naming Test (CLNT 2.1); The Written Libra Naming Test (WLNT 1.1); the Choice Libra Naming Test (CLNT 2.1); the Written Libra Naming Test (WLNT 2.1); the Libra Vocabulary Test (LVT 1.1). The results showed a high correlation for 10 tests but one (LVT) with low correlation. The comparison of subjects scores with the school grade factor showed no significant difference between the two compared grades in computer application, which was coherent with in the pen and paper application results. Additionally, the means of right responses in each test f the battery were similar to those found in the pen and paper application. Results proved the possibility of BALES-on line battery, as a useful assessment tool for reading, writing and sign language (LIBRA) evaluation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectinstrumentos de avaliaçãopor
dc.subjecttestes computadorizadospor
dc.subjectleitura e escritapor
dc.subjectsurdezpor
dc.subjectassessment toolseng
dc.subjecttests for computer applicationeng
dc.subjectreading and writingeng
dc.subjectdeafnesseng
dc.titleAvaliação de leitura e escrita em estudantes surdos no Ciclo II do ensino fundamental regularpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoO desenvolvimento de instrumentos para avaliação cognitiva de escolares surdos brasileiros tem possibilitado a compreensão das habilidades de leitura, escrita, vocabulário e de língua de sinais brasileiros (LIBRAS). Tais instrumentos tradicionalmente são desenvolvidos para serem aplicados na forma de papel e lápis. A presente dissertação teve por objetivo verificar a viabilidade de uma bateria computadorizada de avaliação de leitura, escrita e conhecimento de língua de sinais (BALES) por meio de: correlação entre os testes que compõe a bateria, comparação entre as séries escolares e com os dados obtidos na aplicação tradicional. Foram avaliados 44 em surdos do 1° e 2° ano do ciclo II, do Ensino Fundamental de 3 escolas públicas da Grande São Paulo. Foi aplicada a versão computadorizada da BALES, que era composta de 11 testes: Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP 1.1); Teste de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS 1.1); Teste de Nomeação de Figuras por escolha (TNF 1.1); Teste de Nomeação de Figuras por escrita (TNF 1.1); Teste de nomeação de figuras por escolha (TNF 2.1); Teste de nomeação de figuras por escrita (TNF 2.1); Teste de nomeação de sinais por escolha de palavras escritas (TNS 1.1); Teste de nomeação de sinais por escrita (TNS 1.1); Teste de nomeação de sinais por escolha (TNS 2.1); Teste de nomeação de sinais por escrita (TNS 2.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL 1.1). Resultados mostraram correlações positivas entre 10 testes que compõem a bateria, sendo que o único teste que apresentou baixas correlações com os demais foi o TVRSL. A comparação do desempenho dos sujeitos em função da série escolar revelou não haver diferenças significativas entre as duas séries avaliadas através dos testes computadorizados, esta ausência de diferença também foi observada na verão lápis e papel. Por fim, os valores médios de acertos nos teste que compõe a bateria foram muito semelhantes aqueles obtidos através da avaliação tradicional. Os dados encontrados mostram a viabilidade da BALES-on line como instrumento de avaliação de habilidades de leitura, escrita e conhecimento de sinais da LIBRAS.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710314299390111por
dc.contributor.advisor1Macedo, Elizeu Coutinho dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Fábio Leyserpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100301531146481por
dc.contributor.referee2Feitosa, Marcelo Duduchipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269686606912444por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4057/James%20dos%20Santos%20Penna.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1741/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record