Show simple item record

dc.creatorSantos, Maria Lúcia Souzapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:39Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:18Z
dc.date.available2009-09-09pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:18Z
dc.date.issued2009-02-19pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Lúcia Souza. Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22635
dc.description.abstractThis research aimed to investigate aspects on the quality of life in two groups of elementary school teachers from the state system of education that meet the special educational needs of disabled students, being these groups characterized by their work in class either to general and special needs classroom. The study happened with 60 teachers from state elementary schools, located in a city within the metropolitan area of São Paulo City, being 30 teachers from the initial grades who teach to general classroom with disabled students included, and 30 teachers specialized that teach in classes to disabled. The instrument used to measure the quality of life was WHOQOL-brief, developed by WHO. The research showed that in the four domains evaluated by the scale: physical and psychological health, social relationships, and environment, there were no significant differences between the quality of life from teachers of general or special needs classrooms.eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectqualidade de vidapor
dc.subjectprofessores das séries iniciaispor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectquality of lifeeng
dc.subjectelementary school teacherseng
dc.subjectinclusioneng
dc.titleQualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da qualidade de vida em dois grupos de professores de séries iniciais do ensino público estadual que atendem às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências, grupos estes caracterizados pela atuação em salas de ensino regular e em classes de educação especial. O estudo foi realizado com 60 professores de escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental I, localizadas em um Município da Grande São Paulo, sendo 30 de professores das séries iniciais que lecionam para classes regulares com inclusão de alunos com deficiências e 30 de professores especialistas que lecionam em classes especiais. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade de vida foi o WHOQOL-breve, desenvolvido pela OMS. A pesquisa revelou, que nos quatro domínios avaliados pelo instrumento - físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente - não houve diferenças significativas entre a qualidade de vida dos professores de classes regulares e dos professores das classes especiais.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6921243475106037por
dc.contributor.advisor1Becker, Elisabethpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534818842120676por
dc.contributor.referee1Sekkel, Marie Clairept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260911160692025por
dc.contributor.referee2Brunoni, Déciopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6245382294135211por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3992/Maria%20Lucia%20Souza%20Santos.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1717/1/Maria%20Lucia%20Souza%20Santos.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record