O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Crippa, Rosana Behaker Garcia
Orientador
Becker, Elisabeth
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Emílio, Solange Aparecida
Sekkel, Marie Claire
Sekkel, Marie Claire
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo descrever as atribuições do papel do psicólogo por parte de professores que lecionam em salas regulares onde há inclusão escolar, de um município da grande São Paulo. O referencial teórico utilizado envolveu pesquisa bibliográfica e abrange um histórico sobre a inclusão escolar; inclusão e interdisciplinariedade; dilemas propostos pela educação inclusiva; os professores e a inclusão; e os psicólogos e a inclusão. A pesquisa de campo realizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, envolvendo quatro professores que opinaram quanto ao diagnóstico clínico da alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais), o trabalho com alunos com NEE; intervenção do psicólogo com professores, alunos e pais; e descrição sobre uma volição de ajuda de um psicólogo na escola. O conjunto dos elementos discutidos remete, de maneira significativa, para efetiva constatação da necessidade do psicólogo fazendo parte do universo escolar. A pesquisa atingiu o objetivo proposto e seu conteúdo aponta para possíveis contribuições na atuação do psicólogo frente à inclusão escolar.
Descrição
Palavras-chave
papel do psicólogo , inclusão escolar , professores de sala regular , role of the psychologist, inclusion in school, teacher´s class from regular classes
Assuntos Scopus
Citação
CRIPPA, Rosana Behaker Garcia. O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.