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dc.creatorDuque, Luciana Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:33Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:15Z
dc.date.available2008-09-04pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:15Z
dc.date.issued2008-08-12pt_BR
dc.identifier.citationDUQUE, Luciana Fernandes. The school inclusion agent on the support for students intellectually disabled: a study in municipal schools at São Paulo. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, s, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22616
dc.description.abstractThe main goal of this research was to critically analyze the role of the school inclusion agent on the support for intellectually disabled students, studying at municipal schools in Sao Paulo. The school inclusion agent is a professional linked/ bonded to a specialized institution that offers support to teachers and students from the standard schools, focused in the inclusion process. The methodological choice was the research qualitative ethnographic; all data were collected through questionnaires and interviews, wiling to know the role of the agent, the understanding of parents and teachers about the performance of this professional and also to raise all the questions related to the inclusion process. Another objective was to set situations that could contribute to the agent practice to the school inclusion of intellectually disabled students. This study was based on the idea that all the relations established between people, can be understood as relations of mediations and the mediators could be the family, the school, the teachers, the classmates and also the inclusion agent. It was possible to learn about the family, school and also the agent needs concerning the school inclusion; therefore it is possible to understand and motivate all the possible ways that in fact can contribute to an inclusive education with quality. It is clear that is in the school that we should focus all our efforts looking for changes in favor of people with disabilities; and the school inclusion agent is a professional that do this job to the standard schools. The aim for the quality of teaching is not a concern of the philosophies and professionals of the education area, but it is also for families, that so many times are not seen as a partner on this conquest.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectdeficiência intelectualpor
dc.subjectmediaçãopor
dc.subjectschool inclusioneng
dc.subjectintellectual disabilityeng
dc.subjectmediationeng
dc.titleO agente de inclusão escolar no apoio a alunos com deficiência intelectual: um estudo em escolas municipais de São Paulopor
dc.title.alternativeThe school inclusion agent on the support for students intellectually disabled: a study in municipal schools at São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de analisar criticamente a atuação do Agente de Inclusão Escolar no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, matriculados em escolas municipais de São Paulo. O Agente de Inclusão Escolar é um profissional vinculado a uma instituição especializada, que oferece suporte a professores e alunos da escola comum com foco no processo de inclusão. A opção metodológica foi à pesquisa qualitativa etnográfica, sendo dados coletados através de opinionários (questionários) e entrevistas, buscando conhecer a atuação do Agente, o entendimento dos pais e professores sobre o trabalho desempenhado por este profissional e questões relacionadas ao processo de inclusão. Vislumbrou-se também, situações que pudessem contribuir com a prática do Agente e com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. O estudo fundamentou-se na idéia de que as relações entre as pessoas, estabelecidas nesse processo de inclusão, podem ser entendidas como relações de mediação e esses mediadores podem ser a família, a escola, os professores, os colegas e o próprio Agente de Inclusão. Foi possível conhecer as necessidades das famílias, das escolas e do Agente em relação à inclusão escolar e, assim, poder entender e instigar possíveis caminhos de trabalho, que de fato contribuam com uma educação inclusiva de qualidade. Fica claro que é na escola que devemos centrar todas as nossas forças em busca de transformação a favor das pessoas com deficiência e o Agente de Inclusão Escolar é um profissional que realiza todo seu trabalho voltado à escola comum. A luta pela qualidade de ensino não é uma preocupação apenas de teóricos e dos profissionais da área da educação, mas também das famílias, que muitas vezes não são vistas como parceiras, na busca dessa conquista.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5049092113862891por
dc.contributor.advisor1Mazzotta, Marcos José da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113por
dc.contributor.referee1Emílio, Solange Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1251220841282741por
dc.contributor.referee2Nicolau, Marieta Lúcia Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772634653152360por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3908/Luciana%20Fernandes%20Duque.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1697/1/Luciana%20Fernandes%20Duque.pdf


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