O agente de inclusão escolar no apoio a alunos com deficiência intelectual: um estudo em escolas municipais de São Paulo
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Dissertação
Date
2008-08-12
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Authors
Duque, Luciana Fernandes
publication.page.advisor
Mazzotta, Marcos José da Silveira
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
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Emílio, Solange Aparecida
Nicolau, Marieta Lúcia Machado
Nicolau, Marieta Lúcia Machado
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Distúrbios do Desenvolvimento
Abstract
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar criticamente a atuação do Agente de Inclusão Escolar no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, matriculados em escolas municipais de São Paulo. O Agente de Inclusão Escolar é um profissional vinculado a uma instituição especializada, que oferece suporte a professores e alunos da escola comum com foco no processo de inclusão. A opção metodológica foi à pesquisa qualitativa etnográfica, sendo dados coletados através de opinionários (questionários) e entrevistas, buscando conhecer a atuação do Agente, o entendimento dos pais e professores sobre o trabalho desempenhado por este profissional e questões relacionadas ao processo de inclusão. Vislumbrou-se também, situações que pudessem contribuir com a prática do Agente e com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. O estudo fundamentou-se na idéia de que as relações entre as pessoas, estabelecidas nesse processo de inclusão, podem ser entendidas como relações de mediação e esses mediadores podem ser a família, a escola, os professores, os colegas e o próprio Agente de Inclusão. Foi possível conhecer as necessidades das famílias, das escolas e do Agente em relação à inclusão escolar e, assim, poder entender e instigar possíveis caminhos de trabalho, que de fato contribuam com uma educação inclusiva de qualidade. Fica claro que é na escola que devemos centrar todas as nossas forças em busca de transformação a favor das pessoas com deficiência e o Agente de Inclusão Escolar é um profissional que realiza todo seu trabalho voltado à escola comum. A luta pela qualidade de ensino não é uma preocupação apenas de teóricos e dos profissionais da área da educação, mas também das famílias, que muitas vezes não são vistas como parceiras, na busca dessa conquista.
Description
Keywords
inclusão escolar , deficiência intelectual , mediação , school inclusion , intellectual disability , mediation
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Citation
DUQUE, Luciana Fernandes. The school inclusion agent on the support for students intellectually disabled: a study in municipal schools at São Paulo. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, s, 2008.