Show simple item record

dc.creatorPolidoro, Elisabete Aparecida Pintopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:32Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:14Z
dc.date.available2008-09-04pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:14Z
dc.date.issued2008-08-11pt_BR
dc.identifier.citationPOLIDORO, Elisabete Aparecida Pinto. Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22612
dc.description.abstractThe inclusion of deaf students into ordinary classrooms has increased considerably. Those who were before excluded from regular schools are today part of them. Learning how the teacher deals with this challenge, conducts his/her work in class, the means he/she uses to mediate knowledge, and the support he/she has in hands to participate in the inclusion process was the goal of this investigation. The present was based on theoretical references of authorities in the matter, such as Masini, Mazzotta, Moura, Rosa & Rosa. Its methodological procedure was fundamentally qualitative, based on Ludke and André s guidelines. Data was collected by the application of a questionnaire containing eight open questions; resulting answers compounded the referential to analyze the deaf student conditions amongst their daily interactions in class. Eight charts were organized, divided into categories defined by the questionnaire questions and the interviewees answers. Data showed; according to secondary school teachers of the regular system of education, lack of information, specialized technical support, and educational politics centered on adequate assistance to deaf students do not offer conditions that could favor inclusion in schools.eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaluno surdopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectdeaf studenteng
dc.subjectsecondary schooleng
dc.subjectschool inclusioneng
dc.titleSituação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.description.resumoA inclusão de alunos surdos em salas comuns tem aumentado consideravelmente. Essas pessoas que antes eram excluídas da escola regular, hoje fazem parte dela. Saber como o professor enfrenta esse desafio, como desenvolve seu trabalho em sala de aula, que meios utiliza para mediar o conhecimento e que apoio recebe para participar do processo de inclusão, foi o objetivo desta investigação. Fundamentou-se nos referenciais teóricos de autoridades no assunto, dentre as quais Masini, Mazzotta, Moura, Rosa & Rosa. O procedimento metodológico foi basicamente qualitativo, baseado nas diretrizes de Ludke e André. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo oito perguntas abertas, cujas respostas constituíram o referencial para analisar as condições do aluno surdo nas interações cotidianas da sala de aula. Foram organizados oito quadros, confeccionados a partir de categorias definidas pelas questões do questionário e das respostas dos entrevistados. Os dados mostraram que, na ótica dos professores do Ensino Médio da rede regular de ensino, por falta de informações, falta de apoio especializado e falta de uma política educacional centrada no atendimento adequado aos alunos surdos, as condições oferecidas a tais não propiciam sua inclusão escolar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338396557375712por
dc.contributor.advisor1Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzanopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613176591861089por
dc.contributor.referee1Mazzotta, Marcos José da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113por
dc.contributor.referee2Lodi, Ana Claudia Balieiropt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511353286136586por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3917/Elisabete%20Aparecida%20Pinto%20Polidoro.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1693/1/Elisabete%20Aparecida%20Pinto%20Polidoro.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record