A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum
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Dissertação
Date
2006-04-04
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Authors
Araújo, Suzana Soós
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Becker, Elisabeth
Journal Title
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Volume Title
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Distúrbios do Desenvolvimento
Abstract
Esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos atualmente presentes no sistema de avaliação da aprendizagem, referindo-se basicamente aos alunos com necessidades educacionais especiais e à maneira como estes vêm sendo avaliados na escola regular. Para compreendermos a condição presente, recorremos à história da educação especial e do sistema de avaliação enfatizando a legislação que normatiza o ensino e a prática de avaliação da aprendizagem, tal como ela é executada pelos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi feita por meio de questionários respondidos por professores de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados sinalizam aspectos contraditórios, particularmente no que se refere à identificação de necessidades educacionais dos alunos, bem como no que tange ao conhecimento de especificidades possíveis no processo de avaliação destes. Evidencia-se assim a importância do processo de repensar a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe comum, considerando-se a real importância de adaptar a avaliação, que possa eventualmente surgir, bem como, a adequação desta.
Description
Keywords
avaliação escolar , necessidades educacionais especiais , educação especial , school evaluation , special education necessities , special education
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Citation
ARAÚJO, Suzana Soós. A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.