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dc.creatorMariani, Mirella Martins de Castropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:13Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:01Z
dc.date.available2013-12-13pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:01Z
dc.date.issued2013-07-30pt_BR
dc.identifier.citationMARIANI, Mirella Martins de Castro. Contribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22540
dc.description.abstractAttention can be defined as a set of neural mechanisms that act on the direction or control of the appropriate selection of information and planning behavioral responses. This paper aims to describe the contributions of traditional instruments and computerized neuropsychological characterization of children with complaints of inattention and hyperactivity. Comprised 46 children aged from 06 to 11 years, enrolled in elementary school (Experimental group). The results were compared with a Control group composed of 78 children, but who had no complaints of inattention and hyperactivity. Tests were used pencil and paper (AC, Tedif, WISC-III and Wisconsin) and computerized tests (voluntary guidance, automatic and sustained attention) measuring reaction time (RT), and behavioral inventories answered by parents and teachers. The results were analyzed according to three age groups (6-7, 8-9 and 10-11 years) between the experimental and control groups by means of univariate and multivariate ANOVA. Analyzing the performance of children in the GE computerized attention tests that assess voluntary guidance, automatic and sustained attention there is a decrease in RT as a function of increasing age expressed especially in the group 10-11 years. In pencil and paper tests, it was observed that there was a significant increase in hits and points depending on age, for both GE and GC. However, these groups differed significantly in the number of errors (especially omissions). The differences observed in tests may be associated with the maturation process of the brain and hence the attentional skills development. For children in the GE younger age (6-7 years) observed faster responses compared to CG, which may indicate some impulsivity resulting from complaints of inattention and hyperactivity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatençãopor
dc.subjectavaliação neuropsicológicapor
dc.subjectTDAHpor
dc.subjecttestes computadorizadospor
dc.subjectattentioneng
dc.subjectneuropsychological assessmenteng
dc.subjectADHDeng
dc.subjectcomputerized testseng
dc.titleContribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.description.resumoA atenção pode ser definida como um conjunto de mecanismos neurais que agem no direcionamento ou no controle da seleção adequada de informações e no planejamento de respostas comportamentais. Este trabalho tem como objetivo descrever as contribuições de instrumentos tradicionais e computadorizados na caracterização neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. Participaram 46 crianças com idades entre 06 e 11 anos, matriculadas no ensino fundamental (Grupo Experimental). Os resultados obtidos foram comparados com um Grupo Controle, composto por 78 crianças, mas que não possuíam queixas de desatenção e hiperatividade. Foram aplicados testes de lápis e papel (AC, Tedif, Wisc-III e Wisconsin) e testes computadorizados (orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção) de medida do tempo de reação (TR), além de inventários comportamentais respondidos pelos pais e professores. Os resultados foram analisados em função de 3 faixas etárias (6-7; 8-9 e 10-11 anos) entre os GE e GC, por meio de ANOVAS multivariadas e univariadas. Ao analisar o desempenho das crianças do GE em testes computadorizados de atenção que avaliam a orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção verificou-se uma diminuição dos TR em função do aumento da faixa etária expressa especialmente no grupo 10-11 anos. Nos testes de lápis e papel, observou-se que houve um aumento significativo de acertos e pontos em função da idade, tanto para o GE quanto para o GC. Entretanto, esses grupos diferiram significativamente em função do número de erros (especialmente omissões). As diferenças observadas nos testes podem ser associadas ao processo de maturação cerebral e consequentemente ao desenvolvimento das habilidades atencionais. No caso das crianças do GE na faixa etária mais baixa (6-7 anos) observaram-se respostas mais rápidas em comparação ao GC, podendo indicar certa impulsividade em função das queixas de desatenção e hiperatividade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118945688645506por
dc.contributor.advisor1Carreiro, Luiz Renato Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323por
dc.contributor.referee1Haddad Junior, Hamiltonpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2916820411141675por
dc.contributor.referee2Araújo, Marcos Vinícius dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336428563929351por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3823/Mirella%20Martins%20de%20Castro%20Mariani.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1618/1/Mirella%20Martins%20de%20Castro%20Mariani.pdf


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