Os efeitos de um simulador de equitação no controle postural de indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Chateau, Lilian Fernanda Araya
Orientador
Schwartzman, José Salomão
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Muszkat, Mauro
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) constituem um grupo de condições de causas neurobiológicas de início precoce e curso crônico que se caracteriza por prejuízos em três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento. Evidências tem demonstrado que esta população apresenta prejuízos para além da tríade diagnóstica, prejuízo no desenvolvimento motor como: déficits no controle postural, na coordenação motora e na integração sensorial. Uma prática interventiva que visam contemplar as desordens do comportamento sensório motor é a Equoterapia. Pesquisas nessa área apontam que a utilização do movimento do cavalo pode contribuir significativamente para a melhora do controle postural, equilíbrio e coordenação contribuindo para maior funcionalidade motora. O presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de movimentos similares de um cavalo, por meio de um simulador, no controle postural de indivíduos com TEA. Participaram do estudo oito meninos com TEA, de 7 a 15 anos de idade, que foram submetidos a um protocolo de intervenção de doze sessões, de vinte minutos cada, com um simulador de equitação. Para avaliação utilizou-se a plataforma de força para quantificar as oscilações do corpo durante o equilíbrio estático e o teste de rendimento motor KTK que avalia aspectos da coordenação motora tais como equilíbrio, ritmo, lateralidade, velocidade e agilidade em quatro tarefas. Os resultados após as intervenções indicaram melhoras estatisticamente significativas (p<0,01) para o equilíbrio estático e (p<0,04) para o rendimento motor nas tarefas de velocidade e ritmo.
Descrição
Palavras-chave
Transtornos do Espectro do Autismo , controle postural , equilíbrio , simulador de equitação , Autism Spectrum Disorders , postural control , equilibrium , horseback riding simulator
Assuntos Scopus
Citação
CHATEAU, Lilian Fernanda Araya. Os efeitos de um simulador de equitação no controle postural de indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.