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dc.creatorNikaedo, Carolina Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:00Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:19:59Z
dc.date.available2008-06-06pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:19:59Z
dc.date.issued2007-02-12pt_BR
dc.identifier.citationNIKAEDO, Carolina Cunha. Intervenção coletiva com programa Alfabetização Fônica Computadorizada em escolares do ensino fundamental. 2007. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22521
dc.description.abstractIntroduction: The origin of difficulties related to learning has been attributed to different causes. The release of international dates on learning achievement in different world countries attributed to Brazil one of the worst positions. The educational programs should be efficient for all of the population, so that it is guaranteed that on completing the basic education, the student is able to read with efficiency. That is why, the discussion about the causes of educational failure and teaching methods are of a great social importance. Objective: Verify the efficiency of the Alfabetização Fônica Program for phonological awareness skills development in a computer based group training. Method: The study was conducted with 78 students of 1st grade of the Basic Municipal School from Itaim Paulista, south zone of the São Paulo city. Out of this total, 34 students were female, and 46 male, with the mean age of 7.23. The participants were divided in two groups, the experimental group, EG, that went through the program activities and the control group, CG. The study was divided in three phases: pre-test, intervention, post-test. In the first phase, the reading and writing abilities were assessed with the following tests: the Word Reading Competence Test (WRCT), the Sentence Reading Test (WSCT), the Picture-Print Writing Test (TTWT) and the Picture-Print Matching Test (PPMT). Three additional assessments were conducted by teacher with aim to evaluate the reading progress. In the second phase of the study, 22 intervention sessions were done with the EG. In the third phase, both groups were assessed again with the same tests. Results: ANCOVAS showed a significant difference between the groups for the mean score of the pre and post assessment. The results indicate a positive effect of a phonological awareness training a program on reading and writing skills of the public school students.reading, writing, intervention, phonological awarness.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectescritapor
dc.subjectintervençãopor
dc.subjectconsciência fonológicapor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectinterventioneng
dc.subjectphonological awarnesseng
dc.titleIntervenção coletiva com programa Alfabetização Fônica Computadorizada em escolares do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoIntrodução: A origem dos problemas relacionados as dificuldades de aprendizagem tem sido atribuída a diversas causas. Dados internacionais divulgados recentemente apontam o Brasil com um dos piores desempenhos mundiais. Propostas de ensino devem ser eficazes para toda população, e garantir que, ao concluir o Ensino Fundamental, o aluno seja um leitor competente. Desta forma, a discussão sobre causas do fracasso escolar e métodos de ensino é de extrema importância na sociedade atual. Objetivo: Verificar a eficácia do treino coletivo de habilidades fonológicas em sala de informática, através do programa Alfabetização Fônica Computadorizada. Método: Participaram do presente estudo 78 alunos da 1ª série de uma Escola Municipal do Ensino Fundamental localizada no bairro Itaim Paulista, zona leste do município de São Paulo. Deste total, 34 eram meninas e 46 meninos, com idade média de 7,23 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos, grupo experimental, GE, que realizou as atividades com o programa, e o grupo controle, GC. O estudo foi realizado em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Na fase 1 foram avaliadas habilidades em leitura e escrita nos seguintes testes: Teste de Competência em Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavra (TNFP). Posteriormente foram realizadas três avaliações realizadas pelos professores a partir da análise do estágio de alfabetização. Na fase 2 foram conduzidas 22 sessões de intervenção com os alunos do GE. Na fase 3 os alunos foram novamente avaliados com base nos instrumentos já descritos. Resultados: ANCOVAS revelam haver diferença significativa na média de acertos nos resultados do pós-teste em função do grupo, para todos os testes utilizados na avaliação. Tais resultados sugerem a eficácia do programa no treino de habilidades metafonológicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em escolares do ensino público.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217223263239386por
dc.contributor.advisor1Macedo, Elizeu Coutinho dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445por
dc.contributor.referee1Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabrapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.contributor.referee2Teixeira, Maria Cristina Triguero Velozpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3754/Carolina%20Cunha%20Nikaedo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1598/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx


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