Show simple item record

dc.creatorScarpa, Isabela Lopespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:39:48Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:19:53Z
dc.date.available2011-10-26pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:19:53Z
dc.date.issued2011-08-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22487
dc.description.abstractReading, involving the decoding and comprehension, has been studied by researchers. Currently, neurological studies related to semantic processing brain structures such as temporal cortex, parietal and occipital lobes, and the involvement of these structures in reading comprehension. However, the integration between them is still poorly understood. This work proposes the study of reading comprehension by differentiating the effects of transcranial direct current stimulation (tDCS) applied in left anterior temporal cortex. To this end, was measured up the pattern of eye movements during reading in 12 subjects, university students, male and without learning difficulties or disorders reported. To assess the reading comprehension was used a test with ten questions of interpretive nature extract from ENEM (National Examination of Secondary Education). To measure the influence of working memory was used in the "Wechsler Intelligence Scale for Adults . Data were compared with nonparametric statistical techniques. For comparison p-values wer calculated (significance level of 0.05 ‒ 5%). Although it was not observed effect of anode, cathode and placebo stimullation in reading comprehension, this study allowed to confirm some facts described in the literature. Statistically, it was made clear that there was no relation between the type of stimulation applied and the number of hits presented. It was found a strong and constant decrease in Time and Number of Fixations from first to third application of the Comprehension Reading Test, which indicates that there has been an increasingly rapid access to semantic networks with prevalence of the use of memory. To develop knowledge concerning the reading could help to investigations on the theme.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestimulação transcraniana por corrente contínuapor
dc.subjectcompreensão de leiturapor
dc.subjectmovimentos ocularespor
dc.subjecttranscranial direct current stimulationeng
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjecteye movementseng
dc.titleEfeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua em tarefa de compreensão de leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::OFTALMOLOGIApor
dc.description.resumoA leitura, envolvendo tanto a decodificação como a compreensão, tem sido objeto de estudos de pesquisadores. Atualmente, estudos neurológicos relacionam o processamento semântico a estruturas cerebrais como córtex temporal, parietal e occipital, e o envolvimento dessas estruturas para a compreensão da leitura. Entretanto, a integração entre elas ainda é pouco entendida. Este trabalho propõe estudar a compreensão de leitura através da diferenciação dos efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua aplicadas em Córtex Temporal Anterior Esquerdo. Para tanto, mensurou-se o padrão de movimentos oculares durante a leitura em 12 sujeitos de pesquisa, universitários, do sexo masculino sem dificuldades ou transtornos de aprendizagem relatados. Para avaliação da compreensão de leitura foi utilizada uma prova de dez questões de cunho interpretativo do Exame Nacional do Ensino Médio. Para mensuração da influência da memória operacional foi utilizada a Prova de Dígitos da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos . Os dados foram tratados com testes e técnicas estatísticas não paramétricas. Para comparação dos dados, foi obtido os p-valores (nível de significância de 0,05 ‒ 5%). Embora não tenha sido observado efeito das estimulações anódica, catódica e placebo na realização da prova de compreensão de leitura, este estudo permitiu confirmar alguns fatos já descritos na literatura. Estatisticamente, foi possível constatar que não existiu congruência entre o tipo de estimulação aplicada e o número de acertos das alternativas apresentadas. Foi constatado que se estabeleceu uma forte e constante relação de diminuição do tempo e número de fixação da primeira para a terceira aplicação da prova de compreensão, o que indica que houve um acesso cada vez mais rápido às redes semânticas com prevalência do uso da memória. Investir em pesquisas relacionadas ao aprofundamento dos conhecimentos referentes à leitura ajudará a encontrar respostas importantes para a melhor compreensão do tema.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2513165323871607por
dc.contributor.advisor1Schwartzman, José Salomãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888por
dc.contributor.referee1Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabrapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.contributor.referee2Navas, Ana Luiza Gomes Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0754347427711718por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3706/Isabela%20Lopes%20Scarpa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1564/1/Isabela%20Lopes%20Scarpa.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record