Eficácia da Early Intensive Behavioral Intervention para crianças com transtornos do espectro autista: uma revisão sistemática
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-03-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pires, Ivens Hira
Orientador
Paula, Cristiane Silvestre de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Hübner, Maria Martha Costa
Hübner, Maria Martha Costa
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são transtornos do desenvolvimento em que os sintomas apresentam-se precocemente, sendo caracterizados por comprometimentos nas habilidades de interação social recíproca e comunicativa, além da presença de comportamentos estereotipados, interesses restritos, podendo ou não estar acompanhado de retardo mental. A literatura científica aponta a importância do diagnóstico precoce do TEA como forma de oferecer intervenções com melhor prognóstico. Uma das principais intervenções com evidências de eficácia para crianças com TEA é a Early Intensive Behavioral Intervention (EIBI). Essa intervenção é baseada nos conceitos da Análise Aplicada do Comportamento, adaptados especificamente para crianças com TEA. O presente estudo se propõe a identificar e descrever criticamente a produção científica sobre a eficácia da EIBI para crianças com TEA. Foi realizada uma busca sistemática, no período de 2005-2010, nas principais bases de dados (PUBMED, Cochrane, SciELO e LILACS) sobre EIBI e TEA, onde foram identificadas três meta-análises sobre EIBI. Todos os estudos selecionados nas meta-análises (com exceção de dois) foram identificados para a realização de uma leitura detalhada de cada um deles visando uma análise crítica sobre a robustez da eficácia da EIBI em crianças com TEA. As metaanálises incluíram a avaliação de 1.008 crianças, mas a média amostral de cada estudo foi pequena (39 crianças). Após a análise de 27 dos 29 artigos, verificou-se que os domínios analisados na maioria dos estudos foram: mudança de QI, variação em 10 aspectos da linguagem e do comportamento adaptativo, além daqueles relativos à severidade dos sintomas de TEA. Como resultado mais robusto, os estudos apontaram evidências de eficácia da EIBI devido ao aumento estatisticamente significante do QI ao final da intervenção. Além disso, foram relatadas melhoras na linguagem (7/16 estudos) e no comportamento adaptativo (12/18 estudos). Entretanto, algumas limitações metodológicas foram identificadas, como pequeno tamanho amostral, falta de grupo controle e seguimento dos casos após o final das intervenções. Aapesar dos resultados apontarem tendência de eficácia da EIBI para crianças com TEA, a metodologia dos estudos não é suficientemente rigoraos para afirmações mais definitivas. Devido à falta de evidência de eficácia de outras intervenções para TEA, a EIBI ainda é uma das mais indicadas. Com base nos resultados, as principais recomendações deste estudo são: (1) a realização de novas pesquisas com maior rigor metodológico que comprovem a eficácia da EIBI para crianças com TEA e (2) desenvolvimento de estudos brasileiros sobre intervenção precoce para TEA particularmente voltadas ao sistema público de saúde. Sendo assim, há evidências de eficácia da EIBI para crianças com TEA, mas novas pesquisas ainda são necessárias para a comprovação destes resultados.
Descrição
Palavras-chave
transtorno autístico , estudos de intervenção , terapia comportamental , avaliação de eficácia-efetividade de intervenções , revisão , autistic disorder , intervention studies , behavior therapy , evaluation of the efficacy-effectiveness of interventions , review
Assuntos Scopus
Citação
PIRES, Ivens Hira. Eficácia da Early Intensive Behavioral Intervention para crianças com transtornos do espectro autista: uma revisão sistemática. 2011. 212 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.