Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20869
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aula
Autor: Santos, Vanessa Zanelato dos
Primeiro orientador: Hanna, Vera Lucia Harabagi
Primeiro membro da banca: Demichelli, Mauricio
Segundo membro da banca: Silva, Vanessa Maria da
Terceiro membro da banca: Correa, Lilian Cristina
Quarto membro da banca: Avelar, Regina Paula Ambrogi
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o livro didático da coleção Way to English (aprovado pelo Guia PNLD 2017), de autoria de Claudio Franco e publicação pela Editora Ática, utilizado na rede pública e elaborado para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Examinamos os documentos norteadores da Educação Básica (PNLD, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais), a fim de selecionarmos alguns de seus princípios para então investigarmos no capítulo de análise, se estes fundamentos estão de fato presentes no material didático escolhido. Para isso, organizamos um quadro no qual estabelecemos seis categorias (que representam alguns destes princípios); são elas: Interdisciplinaridade, Diversidade sociocultural, Experiências significativas de interação e reflexão, Representação de um mundo plurilíngue e multicultural, Uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais e Construção da cidadania. Observamos ainda nas oito unidades da obra, as seções e atividades propostas. Detalhamos também nesta pesquisa, a origem e a trajetória da língua inglesa, mostramos algumas projeções para o inglês global, assim como os desafios enfrentados por esta língua, através de Crystal (2003) e Graddol (2006). Pesquisamos ainda teóricos como Lacoste e Rajagopalan (2005), que analisam os lugares sociais de avanço da língua inglesa, Hanna (2012) que apresenta um panorama a respeito das principais abordagens do ensino da língua inglesa e Hanna (2016; 2018) que aborda a globalização cultural e a forma pela qual a interculturalidade se apresenta nos estudos de línguas estrangeiras. Além disso, para expor a visão da língua como prática social, destacando a presença do falante intercultural no ambiente das comunidades discursivas, utilizamos Kramsch (1994). Finalmente, por meio de Jackson (2014), pudemos discutir a importância do estudo de línguas por meio da comunicação intercultural em um mundo globalizado e interconectado.
Abstract: This dissertation aims at analyzing the textbook of the collection Way to English, (approved by the PNLD 2017 Guide), written by Claudio Franco and published by Atica. This textbook is used by the public school system and designed to elementary school students (9th grade). Thus, we examined basic education guiding documents, such as PNLD, BNCC and National Curricular Guidelines, in order to select some of their principles to then investigate, in the chapter of analysis, whether in fact we can find them in the selected material. To make it happen, we organized a chart in which we established six categories (that represent some of these principles); these are: Interdisciplinarity, sociocultural diversity, significant experiences of interaction and reflection, representation of a multilingual and multicultural world, varied use of languages in print or digital media and construction of citizenship. We also observed the sections and the proposed activities found over the eight chapters of the textbook. We detailed the origin and the path of the English Language, we showed some projections to Global English, as well as the challenges faced by this language, through Crystal (2003) and Graddol (2006). Furthermore, we even studied theorists as Lacoste and Rajagopalan (2005) that analyze the social places of advancement of the English language, Hanna (2012) that presents an outlook about the main approaches of the English language teaching and Hanna (2016;2018) that addresses the cultural globalization and the way interculturality presents itself in the study of foreign languages. Moreover, to expose the view of the language as a social practice highlighting the presence of the intercultural speaker in the discursive communities¿ environment, we used Kramsch (1994). Finally, by Jackson (2014) we could discuss the importance of language study through intercultural communication in a globalized and interconnected world.
Palavras-chave: inglês global;  língua estrangeira moderna;  PNLD;  BNCC;  diretrizes curriculares nacionais;  livro didático;  interculturalidade;  ensino de língua inglesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: SANTOS, Vanessa Zanelato dos. O ensino de língua inglesa na escola pública: dos documentos norteadores da educação básica à prática do uso do livro didático na sala de aula. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4115
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20869
Data de defesa: 9-Ago-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4115/5/Vanessa%20Zanelato%20dos%20Santos.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons